E-commerce GLBT é um nicho ainda pouco explorado

O e-commerce GLBT ainda é um nicho de mercado muito pouco explorado no Brasil, enquanto no exterior esse é um mercado que cresce cada vez mais. Este é um mercado que oferece inúmeras oportunidades para o empreendedor online e por isso merece ser muito bem avaliado por quem deseja montar uma loja virtual.

Inegavelmente, ainda cercado pelos fantasmas do preconceito e visões esteriotipadas do público, o fato é que o e-commerce GLBT vem conquistando um espaço cada vez mais importante no mercado internacional e  o Brasil é rota certa dessa evolução.

O grande problema em terras tupiniquins é a compreensão do conceito que envolve o comércio eletrônico voltado para o público gay, que ainda não é visto como um conceito, mas apenas como uma “fatia” do mercado, e por isso, não faz parte dos cases de sucesso. Até quando?

Até quando e o e-commerce gay, essa grande oportunidade de negócio online, deixará de ser ignorada pelos empreendedores digitai de visão, e até mesmo de simpatizantes, para se transformar em um grande negócio?

A força do público GLBT no e-commerce

A força do e-commerce gay ainda não percebida no Brasil

É sabido que o público gay é um dos de maior poder de compra, até mesmo em função do seu estilo de vida.

Uma das razões para esse grande poder aquisitivo é que o público GLBT não possui tantos filhos quanto o público hetero, e acabam direcionando os recursos que seriam investidos com esse item do orçamento para áreas de consumo como vestuário, lazer, turismo e cultura.

Uma das característica do segmento GLBT é ser extremamente fiel às marcas que gostam, e como home em dia a questão da fidelização do consumidor é um item fundamental para o sucesso de qualquer negócio, só este fato já anima bastante os novos empresários.

Explorando o nicho de mercado do e-commerce gay

Aqui mesmo no Meu Próprio Negócio já tivemos oportunidade de discutir sobre as vantagens do e-commerce de nicho, segmentos onde a competição é muito baixa ou até mesmo inexistente, que proporcionam um ambiente ideal para quem deseja investir no comércio eletrônico mas não quer ter que enfrentar o grandes players do mercado.

No caso do e-commerce GLBT o empreendedor deve estar atendo a algumas diferenças deste mercado. Antes de vender um produto, é necessário vender um conceito, principalmente se o segmento escolhido for o do e-commerce de moda.

A marca deve ir muito além da venda de produtos, ele precisa incorporar à sua imagem, um estilo de vida, uma proposta que a aproxime do seu público alvo e com o qual ele se identifique. Esse conceito é de suma importância, já que é ele quem irá definir questões como design, linguagem, marketing e rotinas de atendimento ao cliente.

Um dos grandes erros das iniciativas em torno do e-commerce gay é justamente tratar o mercado somente do ponto de vista do produto e deixar de lado a abordagem sob o ponto de vista do público.

Compreender os anseios e necessidades do consumidor é tão importante quanto ter um bom produto na sua loja virtual.

Uma coisa é montar um e-commerce gay friendly, outra coisa, completamente diferente é montar uma loja virtual e jogar purpurina nela. Como muita gente ainda não entendeu este conceito, vemos neste segmento uma das ideias de negócios na Internet mais promissoras no momento.

Grande marcas já perceberam o potencial do mercado GLBT

Enquanto aqui no Brasil o comércio eletrônico GLBT ainda é um território quase que inexplorado, no exterior diversas marcas já começam a perceber o potencial do segmento e aos poucos vão se adaptando. O e-commerce voltado para o público gay não é excludente, muito pelo contrário.

Muitos empreendedores acreditam que um ecommerce GLBT precisa ser exclusivo, mas essa não é a realidade do mercado. No caso das grandes marcas, temos uma nítida tendência de criação de seções e linhas de produtos voltados para o segmento GLBT. A Nike lançou há algum tempo a linha de artigos esportivos #BETRUE voltada para o público  LGBT e foi um verdadeiro sucesso.

É claro que se você decidir trabalhar única e exclusivamente com este público, a coisa fica mais fácil, já que, por exemplo, toda a sua estratégia de marketing seguirá a mesma linha. Para o pequeno e médio empresário, este parece ser o caminho mais fácil, já que a redução de custos em termos de estratégia de marketing online é muito grande.

Um ótimo exemplo de ecommerce voltado para o público GLBT é  Love and Pride, uma loja focada no público, com muitos itens exclusivos, ótimo layout e nada esteriotipada. #FicaADica para quem estiver buscando por uma referência internacional.

Como você pode constatar, o e-commerce GLBT oferece uma vasta gama de oportunidades e por isso acreditamos ser uma ótima opção para os empreendedores que desejam ingressar no varejo eletrônico. Mantenha-se informado(a) sobre o e-commerce gay e outros assuntos do universo dos empreendimentos online assinando nosso Newsletter.

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