Empreendedorismo na Internet

A cada dia que passa o empreendedorismo na Internet ganha mais força. Quem nunca pensou em montar um negócio online e ser o seu próprio patrão?

Este certamente é um sonho acalentado por milhões de pessoas no mundo inteiro. A questão é como conquistar esse sonho?

É nesse ponto que entra a questão do empreendedorismo na Internet, um novo cenário que em pouco tempo já acumula muitas histórias de sucesso, e também, como em qualquer outro setor da economia, algumas histórias de fracassos.

Seria a Internet uma opção viável de negócio? É possível ganhar dinheiro de verdade na Internet? A resposta é curta e objetiva: Sim. O empreendedorismo na web ganha espaço no mundo inteiro e no Brasil não é diferente.

O empreendedorismo na Internet e as novas oportunidades de negócios

Como sou um entusiasta do empreendedorismo na Internet, em todos os nossos cursos e palestras das quais participo, faço sempre questão de frisar que as oportunidades de negócios na Internet surgem a cada dia e basta olhar com olhos de ver para identificá-las.

É importante perceber que a Internet é um ambiente que tem como principal característica ser um ambiente em constante mutação, e é preciso estar atento e desenvolver a capacidade de enxergar essas mudanças. Isso é fundamental para o sucesso do empreendedor web.

Antecipar movimentos e tendências também faz parte do jogo no ambiente físico, mas em se tratando do mundo virtual, essa percepção ganha contornos ainda maiores, tanto para pequenas quanto para grandes empresas.

A Internet está cheia de nichos de mercado ainda não explorados e a identificação destes nichos já representa um bom passo para o sucesso de um empreendimento web.

Em alguns casos não é necessário nem ter uma ideia de negócio totalmente inovadora. Se você desenvolver um modelo de negócio que tenha como finalidade atender à uma demanda não satisfeita por outros, já é um ótimo ponto de partida.

Empreendedorismo Online

Boas oportunidades de negócio com baixo investimento

A web sempre se diferenciou do ambiente físico pelo seu baixo nível de investimento para novos empreendimentos.

Se levarmos em conta o capital necessário para a criação de uma loja física e uma loja virtual, vemos que a loja na Internet oferece uma relação custo benefício muito maior tendo em vista que no varejo virtual os custos de instalação e manutenção do negócio são bem menores.

Não se iluda com custos, pois embora o investimento em um negócio na Internet tenha custos significativamente menores, eles existem, e em alguns casos, podem ser significativos.

É claro que os investimentos para montar um negócio online são bem inferiores ao de um empreendimento físico, como no caso das lojas virtuais que citei acima, mas mesmo assim existem. O grátis na Internet é apenas um custo ao qual você ainda não foi apresentado.

As oportunidades para os novos empreendedores da internet estão ao aí. A Internet oferece um imenso campo de investimentos e negócios para novos empreendedores e saber identificar estas oportunidades e estar capacitado para convertê-las em um negócio lucrativo é o que vai fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de um empreendimento no mundo digital.

O caminho do sucesso quando falamos sobre empreendedorismo na Internet não é complicado. O mundo virtual é organizado e segue o roteiro básico do empreendedorismo, ou seja, você começa com a elaboração de um plano de negócio, busca por capacitação e uma equipe engajada com o projeto. Simples assim.

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo na Internet requer conhecimento e capacitação

A Internet amadureceu muito no Brasil nos últimos anos e com isso se tornou em espaço muito profissional em que o empreendedor digital precisa estar sempre atualizado e antenado com as novas tendências.

Esse amadurecimento trouxe também uma forte profissionalização do mercado que hoje em dia exige um conhecimento bem mais profundo que o do usuário eventual. O empreendedorismo online virou uma profissão, e como em qualquer outra área, necessita de conhecimentos específicos.

Com uma diversidade cada vez maior de técnicas e ferramentas, a capacitação do profissional web se torna uma exigência do mercado e um filtro que separa o joio do trigo.

Não existe mais espaço para amadorismo, muito menos para sites criados pelo “sobrinho que mexe com Internet” e administrados pela “menina da contabilidade”. Atualmente, para ganhar dinheiro na Internet, você precisa ser um profissional, e não um curioso.

O profissional web atual lida com questões como estratégias de marketing digital envolvendo, SEO, links patrocinados, redes sociais e web análise. Por isso precisa compreender a web como um todo e não somente as questões referentes a sua área de trabalho.

Minha orientação é que você busque por cursos de especialização, como os oferecidos pelo Curso de E-commerce, especializados na área do comércio eletrônico, ou da Academia do Marketing, onde você encontrará uma grade completa de treinamentos na área do marketing digital.

Se você está em busca de inspiração para também participar desse movimento em direção ao empreendedorismo na Internet, sugerimos que não deixe de visitar a nossa seção de artigos sobre Negócios Online.

Como você pode ver, o empreendedorismo na Internet veio para ficar é é uma ótima oportunidade para você montar o seu próprio negócio. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e Curso de E-commerce

Empreendedorismo na Internet
5 (100%) 14 voto[s]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here