Como montar uma cantina italiana – Conheça o passo a passo

Quer saber como montar uma cantina italiana? Nesta matéria você conhecerá o passo a passo para abrir este tipo de negócio.

Se você está pensando em montar um restaurante temático, é bom saber logo de início, que este tipo de negócio dá o mesmo trabalho que qualquer outro, só que as oportunidades de faturamento são bem maiores.

Para ajudar nossos leitores a vencerem este desafio, elaboramos um artigo mostrando como montar uma cantina italiana.

As cantinas italianas oferecem um tipo de comida que agrada bastante o público brasileiro e que quando bem localizada e decorada, atrai a atenção das pessoas.

Neste artigo, nosso objetivo é mostrar a você o passo a passo de como abrir uma cantina italiana de sucesso, mostrando como evitar algumas armadilhas do negócio e assinalando quais são as principais oportunidades do negócio.

Para facilitar a apresentação do nosso roteiro sobre como montar uma cantina italiana, vamos dividir o assunto em oito tópicos:

  • O conceito de uma cantina italiana
  • Escolha da localização para montar uma cantina italiana
  • Estrutura necessária para abrir uma cantina italiana
  • A decoração do ambiente
  • Capacitação para gerenciar uma cantina italiana
  • Contratação de profissionais
  • Investimento necessário para montar uma cantina italiana
  • Os ganhos com uma cantina italiana

Desejamos que o nosso artigo possa te ajudar a começar agora mesmo a dar o primeiro passo. Se você ainda não sabe como montar uma cantina italiana, vamos ao roteiro deste tipo de negócio.

O passo a passo para montar uma cantina italiana

Vamos então ao nosso passo a passo de como montar uma cantina italiana. Você verá que um projeto bem planejado e estruturado, é o melhor caminho para ter sucesso neste tipo de negócio.

1 – Qual o conceito de uma cantina italiana

A Cantina Italiana nada mais é do que um restaurante temático com decoração típica da Itália e que serve pratos tipicamente italianos. Um dos grandes segredos deste negócio está justamente em criar um ambiente que remeta as pessoas ao legítimo ambiente de uma cantina italiana.

Para que você alcance este objetivo será necessário prestar atenção aos mínimos detalhes e trazer para a decoração da sua cantina, os elementos tradicionais para que consigamos fazer com que as pessoas se sintam na própria Itália ao visitar o seu restaurante.

Tudo no restaurante precisa remeter à Itália. Dos pratos típicos italianos, a grande atração gastronômica do local, à decoração do ambiente e até mesmo as roupas típicas a serem utilizadas por gerações e atendentes.

A ideia é trazer um pedaço da Itália para o seu restaurante. Na verdade, além de um restaurante tematizado, ao optarmos por esse modelo, na verdade devemos estar imbuídos do espírito de fazer uma verdadeira homenagem às cantinas italianas originais.

2 – Escolha bem a localização da sua cantina italiana

Nossa primeira dica sobre como montar uma cantina italiana, diz respeito à localização do negócio. Na hora de fazer a escolha do local onde você vai instalar a sua cantina, é bom prestar atenção a alguns detalhes que julgamos muito importantes.

Um deles é se informar se existe na região alguma colônia de italianos, um lugar onde tradicionalmente estas pessoas e seus descendentes se reúnam.

Caso você dê a sorte de se encontrar nesta situação, será ótimo para o seu negócio, pois as suas chances de atrair pessoas que gostam da verdadeira cozinha italiana e que ao mesmo tempo queiram curtir o legítimo ambiente de uma cantina italiana, serão maiores.

Se não for este o seu caso, a solução é seguir o roteiro normal para se abrir um restaurante de sucesso em qualquer área.

O primeiro ponto é a questão da visibilidade, ou seja, buscar um lugar onde a sua cantina italiana possa ser encontrada com facilidade. O fluxo de pessoas, neste tipo de negócio é fundamental.

Além da questão da visibilidade, é importante que o local escolhido tenha uma boa área para estacionamento nas proximidades e quer também esteja próximo a outros restaurantes.

Pode parecer estranho, mas este é um caso onde a concorrência pode acabar se transformando em uma grande aliada do seu negócio.

3 – Qual a estrutura necessária para abrir uma cantina italiana

Como abrir uma cantina italiana

A estrutura para montar uma cantina italiana é a mesma que você precisaria para qualquer outro tipo de restaurante. Você irá precisar de equipamentos e ferramentas para poder produzir os pratos que serão oferecidos em sua cantina.

Em termos de divisão de espaço, o ideal é que você tenha uma área para recepção, o salão principal da cantina, banheiros, cozinha e depósito. É importante que estes espaços possuam a área necessária para atenderem às suas funções.

Além disso, você precisará também de:

  • Mesas e cadeiras
  • Material de escritório
  • Computador e impressora
  • Material de cozinha como panelas
  • Outros utensílios de cozinha
  • Fogão e forno industrial
  • Chapa e fritadeira
  • Masseira
  • Geladeiras e freezers

Quanto ao salão, área de destaque da sua cantina, ele precisa oferecer um ambiente em que seus clientes se sintam confortáveis e aconchegados, uma das características básicas para quem deseja montar uma cantina italiana.

4 – A decoração de uma cantina italiana

Outra dica importante para quem deseja saber como montar uma cantina italiana diz respeito à decoração do ambiente, fator fundamental para o sucesso do negócio.

O ideal no caso da decoração para montar uma cantina italiana é contratar um profissional que entenda do assunto. Você mesmo resolver fazer a decoração por conta própria pode ser um tanto desastroso e acabar saindo mais caro.

Por isso o meu conselho é que você invista na contratação de um arquiteto que cuide de toda a parte de reforma e decoração e não só deixe o ambiente bem dividido, organizado e funcional, mas também com o ar italiano necessário.

Por mais que essa tarefa pareça ser fácil, acredite, essa questão de decoração não é uma tarefa para qualquer um. É preciso ter o domínio das técnicas para poder criar um ambiente realmente aconchegante.

Contratando um profissional especializado, você terá certeza de ter um resultado final, bem de acordo com o que você esperava. Acompanhando o processo de decoração etapa a etapa, você poderá até mesmo dar seu toque pessoal.

5 – Capacite-se em termos de comida italiana

Se você já é um profissional da área de gastronomia, isso será ótimo para você, pois já vai “largar” na frente. Mesmo assim, precisará se dedicar ao máximo para fazer da sua cozinha um diferencial.

Mesmo conhecendo a cozinha italiana, é recomendável que você mergulhe fundo no assinto, se especializando para criar o diferencial gastronômico que citamos anteriormente.

Para atingir este estágio de excelência, a melhor maneira e fazer cursos de especialização, participar de workshops e conversas com pessoas que realmente entendem do assunto.

Uma ótima alternativa é viajar para a Itália, na forma de uma verdadeira imersão na cultura e hábitos da gastronomia italiana. Não há o que substitua essa experiência. Se você quer saber como montar uma cantina italiana, nada melhor do que ir à fonte.

Você só terá sucesso em seu projeto de montar uma cantina italiana, se conseguir oferecer aos seus clientes uma experiência gastronômica e de ambiente única e inesquecível. Por isso, busque se especializar o máximo possível.

6 – Contratação de profissionais para uma cantina italiana

Da mesma forma que você faria em um restaurante comum você vai precisar contratar profissionais qualificados para suprirem as necessidades de todos os setores da sua cantina italiana.

O setor crítico, como mencionamos anteriormente é o da cozinha. Você irá precisar de um chef, cozinheiros e auxiliares que garantam uma culinária de primeira linha.

Também será preciso contratar garçons que atendam muito bem. Os italianos são conhecidos pelo seu bom atendimento e essa característica também precisa estar presente em sua cantina. É também importante contratar um metre para ficar responsável pela carta de vinhos.

Completando, será preciso também contratar uma ou duas pessoas para ajudar na parte administrativa, alguém para ficar responsável pela recepção dos clientes e pessoal para cuidar da limpeza do ambiente.

7 – Investimento para montar uma cantina italiana

Dicas para montar uma cantina italiana

Esse é um tipo de negócio que necessita de um certo valor de capital para poder funcionar da forma correta. Mesmo que não seja um grande estabelecimento, ele exige que o empreendedor tenha uma boa quantia.

Para montar uma cantina italiana você vai precisar investir de R$320 a R$680 mil. Isso variando de acordo com o tamanho do local e dos equipamentos e da tecnologia que você está disposto a utilizar no seu negócio.

Apesar de ser um investimento relativamente alto, a capacidade de retorno desse valor inicial é considerada rápida. Estima-se que em um prazo de 18 a 36 meses você não só já terá recuperado o seu dinheiro como estará lucrando muito.

Como em qualquer outro setor, um grande investimento inicial é a mola propulsora de um grande retorno, é assim que você precisa pensar. Caso o seu negócio seja gerido da forma correta, em pouco tempo você pode expandi-lo e se tornar um grande empresário nesse ramo.

8 – Quanto é possível ganhar com uma cantina italiana?

Da mesma forma que o valor do investimento em uma cantina italiana é variável, o quanto se pode ganhar também vai depender de diversos fatores.  Localização, faixa de renda e o seu empenho são fundamentais para determinar o retorno da cantina.

Sabemos que ganhar dinheiro vendendo comida exige sacrifícios, e no caso de uma cantina italiana não é nada diferente.

Se você se empenhar, se tornando um especialista do setor, tanto na parte de culinária, se tornando um verdadeiro especialista da cozinha italiana, quanto na parte administrativa, o sucesso é uma consequência natural.

De maneira geral, e possível ganhar de R$60 a R$240 mil com um negócio como esse. Foi justamente por isso que nossa equipe achou por bem escrever esta matéria com dicas de como montar uma cantina italiana.

Dentro do setor de negócios no setor de alimentação, este é considerado um faturamento considerado alto, e certamente compensa todo o esforço.

9 – Será que vale mesmo a pena montar uma cantina italiana?

Para ter sucesso em qualquer tipo de negócio é preciso trabalhar muito. Você irá precisar fazer muita pesquisa e trabalhar arduamente de forma a garantir que o seu negócio seja um sucesso.

Quando você busca informações sobre como montar uma cantina italiana, e estuda os pontos que são apresentados no material que encontra, as suas possibilidades de sucesso aumentam muito.

Por isso nosso conselho é que você se empenhe para fazer com que o seu negócio dê certo. Em função dos diversos outros negócios que já analisamos aqui no site, podemos garantir que montar uma cantina italiana é sim uma boa alternativa de negócio.

Se você não se identificou com o projeto de uma cantina italiana, sem problemas, em nossa seção de Ideias de Negócios no Setor de Comida você encontrará outras ótima sugestões.

Agora que você já sabe como montar uma cantina italiana, o que acha da proposta? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como montar uma cantina italiana
5 (100%) 44 voto[s]

 

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Vera

      Obrigado pelo comentário. Como você pode ver, o que você precisa para abrir uma cantina italiana é planejamento e paixão pela culinária.

      Um grande abraço e sucesso!

  1. Olá pessoal! Muito obrigado pelas dicas sobre como montar uma cantina italiana. Acho que este é um negócio que quando bem planejado não tem como dar errado.

    • Olá Sidney

      A cozinha italiana faz parte da cultura brasileira, por isso mesmo, montar uma cantina italiana é sim uma ótima opção de negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here