Como montar uma agência de viagens online

Para quem deseja saber como montar uma agência de viagens online, nossa equipe analisou as opções disponíveis no mercado e elaborou diversas alternativas.

A venda de pacotes turísticos pela internet chegou para ficar na cultura digital do brasileiro, e isso gera uma série de oportunidades.

O faturamento do setor de turismo na Internet, incluindo-se ai hospedagem e transporte já ultrapassa os R$ 8,7 Bi segundo informações da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV.

Em resumo, um mercado bastante promissor que apresenta ainda um grande espaço para crescer no Brasil.

Neste artigo vamos abordar questões importantes como:

  • Vantagens de montar uma agência de viagens online
  • Opções para montar uma agência de viagens virtual
  • As franquias de viagens online
  • Plataformas terceirizadas de agências de viagens online
  • Plataforma própria de agencia de viagens online

Embora o setor de venda de pacotes turísticos pela Internet esteja em ascensão, muita gente ainda não se aventurou por esse lucrativo mercado justamente por não ter a menor ideia de como montar uma agência de viagens online, desafio que pode ser bem mais fácil de ser vencido do que você imagina.

1 – As vantagens de montar uma agência de viagens online

O baixo investimento é sem sobra de dúvida a grande vantagem para quem deseja montar uma agência de viagens na Internet.

Ao invés de gastar seu capital com luvas de loja, reformas, mobiliário e outras despesas do mundo físico, uma agência de viagens online não exige um capital inicial muito grande.

Outra grande vantagem para quem quer montar uma OTA – Online Travel Agencie, como também são conhecidas às agências de viagens virtuais, é que é o tipo de negócio que você pode montar e gerir através de um Home Office.

Em suma, junta-se as vantagens do baixo investimento inicial com a comodidade de trabalhar em casa.

2 – As opções para montar uma agência de viagens virtual

Partindo para a parte operacional propriamente dita, para esclarecer que deseja saber como montar uma agência de viagens online, podemos começar dizendo que existem basicamente dois modelos para esse tipo de negócio:

  • Franquias de agências de viagens online
  • Plataformas terceirizadas de agência de turismo
  • Plataforma própria de agência de viagens online

As três opções levam ao mesmo destino, criação de uma agência de viagem na Internet, mas em termos de estrutura e retorno, a diferença é muito grande. Vejamos então quais são suas principais características.

Como montar uma agência de viagens na Internet

3 – Franquias de agência de viagens online

Esse é um modelo que vem ganhando espaço no Brasil nos últimos tempos e atraindo cada vez mais empreendedores.

O empreendedor poderá adquirir uma das diversas opções de franquias de agência de viagens e contar com todo o suporte tecnológico oferecido pelo franqueador, como plataforma online, fornecedores e em alguns casos até mesmo treinamento específico na área.

Como são franquias Home Based, a opção de trabalhar em casa é um grande diferencial e também pesa por envolver um investimento inicial bem pequeno.

Para quem está querendo saber como montar uma agência de viagens online, esse pode ser um caminho bem interessante e rápido. Alguns exemplos são a franquia Encontre Sua Viagem, Ahoba Viagens e a Poltrona 1, duas opções muito conhecidas no mercado.

4 – Plataformas terceirizadas de agência de turismo online

Esse é um outro modelo a ser avaliado por que deseja saber como montar uma agência de turismo online. É de certa forma um pouco parecido com o modelo anterior, só que não tem formatação de franquia.

Neste modelo, você na verdade contrata a plataforma de agência de viagens online oferecida pela empresa, em um modelo conhecido como SAAS – Software as a Service, ou seja, você aluga o sistema da empresa, um formato bem conhecido no universo dos negócios online.

Neste modelo, como o oferecido pela Operadora Digital, a empresa além de disponibilizar a plataforma para venda de passagens online, também se encarrega de fornecer os serviços a serem oferecidos na sua agência de viagens virtual.

Como abrir uma agência de viagens online

5 – Plataforma própria de agência de viagens online

A terceira opção para quem está em busca da resposta para a questão de como montar uma agência de turismo online é a plataforma própria, uma solução bem menos complicada do que você imagina.

Nesse modelo você terá a sua própria plataforma de agência de viagens, sem depender de ninguém ou ter que pagar qualquer valor para o uso dela.

Você deve estar imaginando que isso custaria muito caro concorda? Na verdade você pode criar sua agência de turismo online usando a plataforma WordPress, um sistema fácil e versátil para criação de qualquer tipo de site.

As opções são muitas e você poderá criar o site de agência de viagens que você quiser, com os recursos que você julgar mais adequados para o seu modelo de negócio.

Uma boa ideia neste modelo é trabalhar em dois fronts. O primeiro é a agência de viagens online em si, o segundo é um site de conteúdo, como o modelo que vem sendo adotado pelo site Viagem a Orlando e Milhagem Pro.

Nesse modelo, você irá trabalhar de maneira diferente das duas opções anteriores. Ao invés de ter uma franquia ou empresa que oferece os pacotes para você, será necessário se associar a alguns programas de afiliados que lhe oferecerão os anunciantes, como Decolar.Com, Hotel Urbano, Tam, Azul e muitos outros.

6 – A opção das franquias de turismo online

Outra alternativa para quem busca saber como montar uma agência de viagens online é a das franquias de agências de turismo online. Existem atualmente no mercado diversas opções nesta área.

Neste caso, a grande vantagem é que todo o know-how já chega prontinho para você, cabendo somente focar na captação e atendimento de clientes. E uma forma que queimar etapas e acelerar a sua curva de aprendizado.

O investimento inicial neste caso é um pouco maior, já que você terá que pagar a taxa de franquias, mas mesmo assim vale a pena. Conheça algumas franquias baratas de agências de turismo.

Como você pode ver, com um baixo investimento inicial é possível entrar no universo lucrativo da venda de pacotes turísticos pela internet.

Se você queria saber como montar uma agência de viagens online, as opções são estas. Qual delas é a sua preferida. Deixe seu comentário e assine o nosso Boletim Informativo.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Muita qualidade nos artigos, excelente para os dia de hoje, principalmente este sobre como montar uma agência de viagens na Internet. Parabéns!

  2. Conteúdo facil de entender. Muito útil. Parabéns aos envolvidos. Estou interessada em montar uma agência de viagens a muitos anos. Quero ficar livre de taxaa, franquias. Ao mesmo tempo penso que com uma franquia os resultados chegariam mais rápido…. Att. Céres Beatriz

  3. Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo sobre como abrir uma agência de viagens online. Muito obrigada!

    Vou compartilhar com meus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here