Como escolher um sócio para o seu negócio
Saber como escolher um sócio para o seu negócio é fundamental para garantir a prosperidade da iniciativa e poupar muita dor de cabeça.
Quantas vezes você já ouviu histórias de empresários que se arrependeram amargamente de ter convidado uma determinada pessoa para uma sociedade? Garanto que muitas vezes, não é?
Escolher um sócio é uma verdadeira arte e por isso nossa equipe traz nesta matéria um roteiro completo de como escolher um sócio para o seu negócio, de forma a chegar a um acordo em que ambos os lados seja beneficiados.
O fator afinidade é fundamental
A origem da palavra sociedade vem do Latim, societas, que significa “associação amistosa com outros” segundo a Wikipédia. Portanto, o primeiro passo na hora de escolher um sócio é ter afinidade para poderem criar um ambiente amistosa na relação empresarial.
Uma associação comercial é como um casamento e por isso você precisa encontrar uma pessoa que seja extremamente compatível com sua maneira de ser, caso contrário a coisa não irá funcionar direito.
O fator complementação
Outro mandamento do manual de como escolher um sócio e encontrar uma pessoas ou pessoas, que complementem suas habilidades, que tragam uma valor a mais para a estrutura que você quer desenvolver.
Se você é bom na área administrativa, busque por alguém que se sobressaia na área operacional ou de vendas. Dessa forma, um complementa o outro e criam uma sinergia entre as expertises que acaba transformando o negócio em algo muito maior.
Valores em comum
Uma sociedade envolve muito mais do que planejamento, produção e distribuição, envolve também situações em que os valores éticos e morais falam muito mais alto do que qualquer argumento técnico ou financeiro.
Por isso, na hora de escolher um sócio, é necessário que ele compartilhe dos mesmos valores morais e éticos que você, pois na hora das decisões difíceis, onde atalhos existem, o caminho mais longo possa ser aceito sem conflitos.
Os opostos se atraem
Outra dica para decidir como escolher um sócio para sua empresa é procurar uma pessoa que seja diferente de você para que o mix das duas culturas e atitudes crie um ambiente de discussão de pontos de vista, que quando bem conduzida acaba fortalecendo a empresa.
Se você tem um perfil mais conservador, procure um sócio que tenha um perfil mais arrojado. Em uma relação societária de sucesso é sempre bom ter um dos sócios fazendo o papel de anjo e o outro de diabo. Basta alinhar esses papeis para que não acabe gerando conflitos.
Comprometimento ajuda muito
Tente buscar um sócio que esteja realmente comprometido com o processo e não apenas participando. O ideal é que do ponto de vista financeiro ele esteja tão envolvido quanto você. Isso reforça a aliança.
Ter um sócio que em caso de fracasso do empreendimento, não vai ter um prejuízo tão grande quanto o seu, muitas vezes é chamar para você toda a responsabilidade do sucesso, por isso, esse risco deve ser comum aos dois, para forçar um com prometimento total.
Alinhamento de expectativas mútuas
Outro motivo comum para atritos em uma sociedade é a frustração em relação a expectativas. Muitas vezes os sócios nutrem uma série de expectativas em relação um ao outro e no final essas expectativas acabam não se confirmando.
Para evitar isso, uma das dicas sobre como escolher um sócio para sua empresa é discutir exaustivamente o que cada um espera do outro para que as responsabilidades estejam muito bem definidas desde o início. Isso certamente irá evitar muitos conflitos.
Estabeleça seus objetivos logo no início
Saber como escolher um sócio ideal para o seu empreendimento também é saber a onde você quer chegar. Determinar um objetivo claro para o negócio é fundamental para saber se o seu futuro sócio tem o perfil para encarar esse desafio.
Se você é ambicioso e pensa grande, se associar a uma pessoa sem muitas ambições pode ser um erro fatal, pois após atingir um determinado patamar, a tendência do seu sócio será se acomodar, enquanto você estará pensando em passar para um nível superior, e aí, certamente os conflitos aparecerão.
Na hora de abrir uma empresa é preciso pensar muito bem em quem será o seu parceiro ou parceira, pois seu sócio será parte integrante e vital da empreitada e por isso precisa estar muito alinhado aos seus objetivos.
Não tenho a menor dúvida que essa lista de itens sobre como escolher um sócio está incompleta e por isso, convido você a compartilhar sua experiência conosco, acrescentando o seu comentário. Mantenha-se informado sobre essa e outras questões sobre sócios e sociedades, assinando nosso Newsletter.
Por Rodrigo Lima