Que tipos de negócios funcionam na Internet

Muitas pessoas nos perguntam que tipos de negócios funcionam na Internet, na maioria das vezes ligados às suas atividades no mundo físico. Neste artigo, vamos discutir como avaliar se sua ideia de negócios funciona ou não na web.

Em primeiro lugar, minha dica é que, ao pensar em qualquer oportunidade de negócios, você se coloque na posição do leitor ou internauta. Como você mesmo está nessa posição ao navegar pela internet, não é difícil entender o ponto de vista do seu público-alvo quando se está pensando em um negócio para atender à sua demanda. É uma boa forma de validar sua ideia.

Esse mecanismo é válido para descobrir que tipos de negócios funcionam na Internet independentemente do modelo que você tenha em mente, seja para vender um produto próprio ou não. Quando você se coloca na posição do leitor ou consumidor, você compreende melhor o que funciona online e o que não funciona.

Quando estamos na posição de internauta, navegando pela Internet, estamos geralmente “em uma missão”. Vamos ao Google, ao Bing ou Yahoo e começamos a procurar por uma solução para um problema, uma ideia quando não temos uma, uma resposta para uma dúvida. Os melhores negócios online são aqueles que atendem à essa demanda.

Se a sua ideia de negócios é algo mais relacionado à curiosidade do que à necessidade, mais relacionado à informação do que solução, as chances são mais negativas do que positivas de que essa ideia será bem sucedida.

Ao pensar em qualquer ideia de negócio na Internet, é fundamental que você faça uma avaliação do potencial de solução e preenchimento de uma necessidade que seu posicionamento possui.

O que quero dizer com Posicionamento

Posicionamento é a abordagem que você dará ao seu negócio online, independente de produtos específicos ou estratégia de monetização utilizada no site. Ou seja, se seu posicionamento não ajuda o internauta a responder suas dúvidas, resolver seus problemas ou adquirir o que ele está buscando seja em termos de informações ou produtos específicos, seu posicionamento não funcionará na web.

Saiba que tipos de negócios funcionam na Internet e quais não

Você deve manter em mente que as pessoas quando estão navegando pela web estão no que chamo de estado mental de egoísmo máximo, isso significa que se você não oferecer algo que supra suas necessidades, seu negócio online está fadado ao fracasso.

Os sites ou modelos de negócios que focam na vida, experiência ou opinião do proprietário, quando este não é uma celebridade, ou então sites com informações interessantes, mas que na verdade não ajudam a resolver um problema específico, não têm muito sucesso.

Não estou me referindo a sites de notícias ou que fornecem informações que não resolvem problema algum, mas que por outro lado, os leitores na web estão procurando.  Estou me referindo a informações que não são notícia, nem resolvem os problemas e dúvidas dos leitores. A possibilidade de que um leitor pare e preste atenção num site desses é muito pequena, pois a motivação do leitor na web vem de suas necessidades, não de sua curiosidade.

É importante prender a atenção do usuário

Outro fator a ser considerado na hora de determinar que tipos de negócios funcionam na internet é o baixo nível de atenção concentrada e alto nível de dispersidade do internauta. Se seu site não for capaz de segurar a atenção do leitor, que chances de sucesso ele tem? Pense no comportamento que você mesmo quando está buscando algo na web.

Quando o internauta acessa um site, ele tenta perceber em poucos segundos se o site oferece o que ele está buscando ou não. Se ele percebe que o site não oferece o que ele está buscando, pronto, ele abandona o site e vai pulando de site em site pela web, tentando encontrar o que está procurando, dando não mais que alguns segundos de chance para cada site para provar que podem ajudá-lo a resolver seu problema.

É essa postura que o seu público terá com relação ao seu negócio e é a partir daí que você pode analisar se sua ideia tem potencial para dar certo online. Basicamente tudo pode ser feito online com sucesso, o que importa é o posicionamento!

Se seu site não se posicionar de forma a ajudar o internauta de alguma forma, ele não lhe dará chance alguma, assim como você não se importa com sites que não resolvem suas dúvidas e problemas ou não oferecem os produtos que você está procurando!

Agora que você já sabe analisar que tipos de negócios funcionam na Internet, é uma questão de testar a sua ideia de ver se vale a pena. Mantenha-se atualizado sobre empreendedorismo online assinando nosso Newsletter.

Por Rodrigo Staeber