Plano de negócios é o primeiro passo para montar uma produtora de eventos

Como em qualquer outro tipo de negócio, antes mesmo de pensar em montar uma produtora de eventos é preciso fazer um planejamento cuidadoso de todas as etapas do projeto. É ele que servirá como bússola para os passos seguintes.

O primeiro passo para para montar uma produtora de eventos é definir os rumos do seu empreendimento e elaborar um plano de negócios, um documento escrito onde você irá estruturar as principais ideias e opções a serem analisadas para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.

Neste planejamento, além de definir o ramo em que vai atuar, é preciso que você reúna uma série de informações fundamentais sobre o mercado, conhecer detalhadamente os objetivos que quer atingir e planejar o que vai ser colocado em prática.

É uma ilusão achar que montar uma empresa de eventos seja uma coisa fácil. Existem muitos detalhes, verdadeiros “segredos do negócio”, que fazem toda a diferença entre um empreendimento de sucesos e um fracasso retumbante.

Pesquisa preliminar

Plano de negócios para montar uma produtora de eventos

O início do processo se dá através de um levantamento de dados em órgãos de pesquisa e de apoio às empresas, como o IBGE e o SEBRAE. Por meio dessas informações é possível conhecer ao máximo o universo que cerca o setor e alinhar seus objetivos com a realidade do mercado.

Feita esta pesquisa, é hora de definir em que setor você irá atuar. Se você estiver começando o negócio, dificilmente terá know-how para encarar a pridução de grandes eventos, portanto, trace metas realistas e de acordo com a sua capacidade de organização, para ir construindo uma reputação no mercado e então poder pensar em um voar mais alto.

No Curso de Planejamento e Organização de Eventos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Antônio Máximo Borba, afirma , que “para montar um plano de negócios, é preciso conhecer o ramo de atividade, o mercado consumidor, fornecedor, e concorrente.”

Definir os serviços que a sua produtora de eventos irá oferecer e a escala destes serviços é fundamental para poder determinar os recursos que serão necessários.

Outros itens importantes no planejamento de uma empresa de eventos

Também fazem parte desse documento a análise da localização da empresa; o conhecimento das técnicas de marketing e do processo operacional.

Outros itens fundamentais é uma boa projeção do volume de vendas e serviços; uma estimativa da necessidade de pessoal; e a análise financeira ajudam a estimar o resultado e o capital necessário para começar o negócio.

Na pesquisa de mercado, não se esqueça de investigar o número de empresas de eventos na mesma cidade ou área em que pretende atuar, bem como o número de eventos no quais essas estão envolvidas.

Se você for montar uma produtora de eventos lembre-se sempre de, em primeiro lugar colocar todos os passos no papel, para só depois partir para a etapa operacional. Mantenha-se informado sobre outras dicas para a produç´~ao de eventos e empreendedorismo, assinando nosso Newsletter.

CPT - Centro de Produções Técnicas