E-commerce de moda como opção de investimento

Não faz muito tempo  o e-commerce de moda não tinha uma participação muito grande no total do mercado brasileiro e algumas pessoas até diziam que jamais veríamos as pessoas comprando roupas online.

Algumas poucas marcas acreditavam que haveria público para essa categoria, já que o hábito de tocar e experimentar as peças estava enraizado na cultura de compra dos brasileiros. Mas isso vem mudando e muito nos últimos anos.

O consumidor brasileiro começou a usar sua experiência no mundo online para se arriscar na categoria de moda no e-commerce. O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as mulheres.

Outro fator fundamental para o sucesso do e-commerce de moda foi o esforço dos varejistas para compensar a ausência do toque com informações detalhadas sobre tecido, medidas, fotos de alta resolução e fotos em manequins para mostrar o caimento das peças.

Tudo isso fez com que o consumidor passasse a comprar com mais confiança e atualmente temos o comércio de roupas e acessórios como o segmento de maior faturamento no e-commerce brasileiro, segundo informações do relatório Webshoppers da consultoria e-Bit.

E-commerce de moda e suas transformações

E-commerce de moda surge como opção de investimento

Uma das principais tendências do mundo online como um todo é tornar-se cada vez mais visual, e este é um apelo fortíssimo para o e-commerce de moda.

Imagens e vídeos estão cada vez mais presentes nas experiências de compras, e o conceito de marca e estilo estão ditando as regras de comunicação e perfil de navegação dos usuários da categoria.

Através do Rakuten Shopping, a empresa já vem percebendo o crescimento das vendas neste setor na unidade do Brasil. Em outros países onde a empresa está presente, o comércio eletrônico de moda é uma categoria tão evoluída que devido a seu desempenho, merece canais especiais.

Outro dado interessante é que esse movimento não se restringe ao Brasil. Na América Latina o e-commerce de moda também vem apresentando resultados cada vez melhores. Como você pode ver, o e-commerce de moda como opção de investimento ganha força não só aqui como também em países vizinhos.

No Japão, a Rakuten criou dentro do seu marketplace, o Rakuten Ichiba, um site dedicado a roupas e calçados de marcas famosas, chamado Rakuten Brand Avenue, que funciona como um verdadeiro portal de moda.

No marketplace marketplace Buy.com que a Rakutem mantem nos Estados Unidos, a empresa criou a VAULT, um shopping virtual projetado para reunir marcas de luxo consolidadas e emergentes.

Momento incentiva novas empreendedoras

Aliando as informações sobre o sucesso do segmento de moda no e-commerce em outros países e o aquecimento das vendas no Brasil, apesar da crise econômica, a conclusão é de que o mercado vive um momento promissor.

Esse momento animador tem feito com que muitas empreendedoras se interessem por montar uma loja virtual, seja como projeto de entrada no varejo online ou como forma de criar mais um canal de vendas para lojas já estabelecidas.

[icon name=icon-hand-right]  Leia o artigo Como Montar Uma Loja Virtual de Moda

Outro segmento que acabou se beneficiando desse momento foi o dos brechós online, que vivem um verdadeiro boom na internet brasileira. Como um mercado está relacionado ao outro, a análise feita acima também é válida para os brechós.

[icon name=icon-hand-right]  Leia o artigo Como Montar Um Brechó Online

Para os varejistas que atuam somente no offline, ainda há tempo de ingressar para o comércio eletrônico de moda e garantir uma fatia neste mercado em franca expansão. O e-commerce de moda no Brasil é sim uma ótima opção de investimento.

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Por Alessandro Gil