Marketing multinível e pirâmides financeiras

O marketing multinível e pirâmides financeiras não raramente são confundidos, o que leva um grau de incerteza muito grande para quem deseja investir neste tipo de negócio.

Apesar da crise que vem massacrando o país nos últimos anos, o empreendedorismo vive seu boom no Brasil.

Diante dos limitados ganhos da renda fixa, dos imóveis e dos mercados financeiros, os brasileiros têm buscado nos negócios a renda e o aumento de patrimônio antes encontrados nos investimentos tradicionais.

Duas grandes tendências recentes têm sido a expansão do mercado de franquias e a regularização do trabalho informal na figura do empreendedor individual.

De carona nesse movimento, um mercado que vem ganhando força e interesse de potenciais empreendedores é o dos negócios de marketing de rede ou marketing multinível.

Seu principal apelo é a oportunidade de obter resultados não só pela venda de produtos e serviços, mas também pela comissão daquilo que é vendido por pessoas que entram no negócio a partir de sua indicação ou da indicação dos que são indicados por você.

É daí que vem os nomes marketing de rede – você ganha com os ganhos de sua rede de relacionamentos – e marketing multinível ou MMN – cada nível abaixo de você lhe paga uma parcela do que vende.

O modelo de negócio no marketing multinível

Na prática, o MMN é uma das mais simples formas de empreender. Em vez de criar um negócio próprio, alguns preferem o mercado de franquias, dividindo lucros com os donos de marcas consagradas com administração padronizada.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Marketing Digital oferecido pela Academia do Marketing

Com menos risco ainda e com maior divisão dos lucros, vem o MMN com padronização total no marketing e na forma de vender e de captar novos membros para a rede, além de um cuidadoso treinamento para que o empreendedor não saia do script.

O risco assumido é menor porque, quando comparado com os negócios de franquias, o investimento é reduzido e, se o participante desistir do negócio, perde apenas o valor investido.

Além disso, os treinamentos recebidos vão muito além da gestão dos negócios, incluindo técnicas de motivação, persuasão e neurolinguística. É por isso que esse tipo de negócio cresce rapidamente.

Pirâmides financeiras e marketing multinível

As armadilhas do marketing de rede

Mas, apenas das vantagens proporcionadas pela flexibilidade, o MMN traz também suas armadilhas, como o esquema de pirâmide que não garante a sustentação do negócio.

Para aqueles que entram no negócio crentes de que enriquecerão porque contam com uma boa rede de amigos, o MMN não passa de pirâmide, como ficou comprovado há algum tempo nos casos TelexFree e BBom.

O motivo é simples: ao entrar em um negócio acreditando que ganhará dinheiro sem precisar trabalhar, focando apenas no recrutamento de novos membros, o falso empreendedor transmite esse mesmo sentimento a sua rede, mesmo que não tenha a intenção.

Sem que ninguém se esforce na rede, não há vendas, o resultado é nulo para todos, e ainda há o risco de perder as amizades juntamente com a perda do negócio baseado no modelo de venda direta.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Mas, para quem tem visão empreendedora e acredita que irá trabalhar muito para ter sucesso nas vendas dos produtos ou serviços que a empresa de marketing multinível negocia, esse tipo de negócio pode trazer ótimos resultados.

Se o produto for bom, o mercado responderá a boas estratégias comerciais para comercialização de produtos oferecidos por empresas de venda direta, já que o marketing multinível é um modelo eficiente quando bem administrado.

Na prática, um negócio de MMN pode tanto ser promissor como não passar de uma pirâmide, dependendo do interesse que o mercado tem pelo que vendem e da qualidade dos empreendedores que entram em sua rede.

Com empreendedores se esforçando e colhendo bons resultados, a tendência é que seus amigos queiram seguir seu exemplo e se esforcem também, multiplicando resultados para todos. Mas, se a rede for formada por oportunistas, mesmo uma empresa com bons produtos pode se tornar uma roubada.

Depois dessa avaliação sobre marketing multinível e pirâmides financeiras, você poderá analisar com mais clareza as propostas que surgem. Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim Informativo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here