Clique aqui para conhecer o Curso de Marketing Digital na Prática oferecido pela equipe da Academia do Marketing

Qual a idade certa para ser um empreendedor?

Será que existe uma idade certa para ser um empreendedor? Uma pesquisa aponta que pessoas entre 26 e 45 anos têm mais chance de sucesso quando iniciam um empreendimento.

A pesquisa foi feita pela Ernst & Young com empreendedores“de todo o mundo” para mapear seu perfil.

Se a pesquisa aponta essa faixa etária como sendo a de mais sucesso nos negócios, o que dizer de quem é mais jovem ou mais velho? Há uma idade certa para empreender?

Empreender, mais do que a vitalidade da juventude, e juventude primeiro vem da cabeça, não do corpo, exige preparo para o ramo, inteligência emocional e trabalho, muito trabalho.

Preparar-se para o ramo

Empreender na área de mídias sociais tem sido uma das alternativas mais optadas pelos jovens. Basta um computador e cadastro das principais redes sociais para isso, né?

Errado! Para trabalhar como social media é preciso treinamento específico na área. Da mesma forma, qualquer que seja o empreendimento a ser iniciado, qualificar-se para tal, estudar o mercado e elaborar a estratégia mais adequada é fundamental.

Inteligência emocional

Ter capacidade para canalizar as emoções para o sucesso do negócio também é importante. Um empreendedor, por mais preparado que esteja, sempre vai enfrentar um ou outro acidente ou surpresa pelo caminho.

Desesperar-se não adianta de nada, assim como focar no ponto errado achando que vai resolver a situação.

Inteligência emocional para saber lidar com as mais inesperadas situações, inclusive com um possível sucesso surpreendente, deve ser levado em consideração.

Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho…

Ok, você tem o plano, está preparado técnica e psicologicamente. É o bastante? De jeito nenhum, agora é hora de botar pra fazer.

Um empreendimento em fase inicial demanda muito mais horas de trabalho que você imagina. É nessa hora que o empreendedor deve mostrar-se incansável e persistente.

Nem sempre a coisa dá certo da primeira vez, e é por isso que trabalho multiplicado por trabalho é necessário para que a roda comece a girar.

Se você tem esses três requisitos, não importa a sua idade, você vai conseguir. Nunca ache que é velho demais ou experiente de menos para iniciar seu negócio. Com preparo, inteligência emocional e esforço muita coisa é possível!

Sabemos que o empreendedorismo não tem idade e exemplos não faltam. Por isso, é mais coerente deixar a voz do empreendedor que existe em cada um de nós falar mais alto na hora de decidir quando empreender.

[icon name=icon-hand-right] Leia também o artigo Qual o Momento Certo Para Empreender

O que você acha da pesquisa? Há idade certa para empreender? Comente e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

 

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Tomas

      Nós concordamos plenamente com você. Antes de tudo o empreendedor precisa se sentir preparado para encarar os desafios que esta opção de vida apresenta.

      Um grande abraço e sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here