Dicas sobre como abrir um Food Truck e ganhar dinheiro de verdade

Quem está buscando por dicas sobre como abrir um food truck irá encontrar nesta matéria um passo a passo de todo o processo. Este tipo de negócio, que já faz o maior sucesso lá fora, caiu no gosto do brasileiro e é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio próprio.

O movimento todo começou em Nova York em 2009, muito em função da crise que reduziu o faturamento de vários restaurantes, inviabilizando a estrutura e gastos com aluguéis e outras taxas. Nascia então a ideia de levar os restaurantes para onde o público estivesse nas ruas.

Aqui no Brasil a febre dos food trucks começou em São Paulo, a primeira cidade a ter uma legislação específica para o assunto.

   Não deixe de ler o artigo Como Montar Um Food Truck

O passo a passo de como abrir um Food Truck

Confira abaixo algumas de nossas dicas de como abrir um food truck e lucrar em um mercado em plena expansão no Brasil e no mundo.

1 – Parta de uma boa ideia

O primeiro conselho para quem quer saber como abrir um food truck é formatar muito bem o cardápio que irá oferecer a seus futuros clientes.

Você precisa dessa informação para então partir para as próximas etapas, como determinação das características do veículo, aparelhos e outros equipamentos.

2 – Que tipo de cliente servir

Outra etapa importante nessa etapa de planejamento de abertura de um food truck é a determinação do público que você pretende atingir, o que chamamos comumente de Persona de Marketing.

Determine quais são seus hábitos de consumo, horários em que come e dinheiro que tem disponível para alimentação.

3 – Estrutura de um negócio de food truck

O negócio básico de um food truck é oferecer refeições rápidas e com uma apresentação simplificada para poupar tempo no processo de reparo e entrega.

Para atingir este objetivo você precisará adiantar o preparo e levar os pratos praticamente prontos para o caminhão, em um verdadeiro esquema de cozinha industrial.

4 – Capital para iniciar seu food truck

Como em qualquer outro tipo de negócio você precisará avaliar os recursos necessários para montar o seu food truck.

Dependendo do modelo que você for adotar os custos podem variar bastante, já que para cada proposta de cardápio você precisará de um tipo de estrutura.

É justamente por isso que nossas duas primeiras dicas sobre como abrir um food truck dizem respeito ao planejamento e modelagem do negócio. A parir do que determinamos na etapa do planejamento é que iremos definir os aspectos ténicos do projeto.

5 – Escolha do caminhão

O caminhão a ser escolhido deve se adaptar às necessidades atuais e expansões de curto prazo.

Não existem food trucks prontos e por isso precisamos escolher um caminhão que irá passar por uma adaptação chamada de o caminhão transformação veicular, para termos uma verdadeira estrutura para food truck.

6 – Customização e identidade visual

Feita a transformação veicular é hora de personalizar seu food truck dando-lhe a identidade visual que você escolheu para sua marca.

Lembre-se que muito do sucesso de um food truck se deve ao visual, portanto, você precisa se destacar.

Como abrir um food truck de sucesso

7 – Formalização

Como em qualquer outro negócio, para abrir um food truck você precisará se legalizar, constituindo uma empresa para o seu negócio.

No princípio, uma das opções mais simples é o registro de empreendedor individual, que dá menos trabalho. Com a evolução do trabalho, você vai se adaptando.

8 – Licença de funcionamento

Para que você possa começar a trabalhar é necessário, na maioria das cidades brasileiras, ter uma autorização da prefeitura para poder trabalhar nestes espaços públicos destinados a food trucks que vem surgindo pelo país.

Os procedimentos burocráticos variam muito de cidade para cidade e até mesmo algumas delas, como Belo Horizonte, não exigem uma licença especial.

9 – Divulgação do food truck

Outra das nossas dicas sobre como abrir um food truck é investir pesadamente em marketing, principalmente o digital e voltado para dispositivos móveis.

A Internet tem se revelado uma das mídias mais eficientes para a divulgação de food trucks e alguns deles já chegaram a desenvolver até mesmo aplicativos específicos para divulgar seu cardápio, ofertas e localização do caminhão.

10 – Monitoramento de eventos

Uma alternativa ao trabalho de rua dos food trucks é a participação em grandes eventos, como feiras, exposições e eventos musicais.

Embora nestes casos, na maioria das vezes você tenha que pagar uma taxa de participação, a concentração de público compensa o investimento.

11 – De olho no tempo

Para finalizar nossas dicas de como abrir um food truck recomendamos que você fique sempre de olho no tempo, pois ele influencia diretamente o andamento do negócio.

Em dias de muito calor ou então muito frio, às vezes não compensa nem tirar o caminhão da garagem. Não se esqueça de também incluir este fator na hora de planejar seu fluxo de caixa futuro.

Mantenha-se informado sobre outras dicas de como abrir um food truck e outras no segmento, assinando nosso Newsletter.

Dicas sobre como abrir um Food Truck
5 (100%) 13 votes

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here