Dicas para administrar um negócio em casa

Hoje vamos falar sobre algumas dicas para administrar um negócio em casa, uma faceta do home business que nem sempre é abordada da forma que deveria ser.

Você pode montar o seu próprio negócio sem sair da sua casa, evitando gastar com aluguel e demais despesas. Vai conseguir concentrar todos os seus esforços e investimentos em conhecimento, pesquisa e em um bom plano de ação.

Afinal, você tem todas as condições de administrar um empreendimento de sua residência contando apenas com um computador com acesso a internet.

Mas, administrar um negócio é sempre uma tarefa difícil, seja de casa, com baixos custos, ou uma grande empresa. Você terá de tomar decisões, fazer um plano de negócio, conhecer o mercado, ter um serviço de atendimento ao cliente, entre outros fatores.

E como fazer para administrar um negócio corretamente? Para isso, criamos 10 discas incríveis sobre gerenciamento de empresa diretamente do conforto do seu lar, está pronto?

Vamos então às nossa dicas para administrar um negócio em casa e organizar a sua rotina e processos de gerenciamento.

Anote as ações que gosta de realizar e/ou que tem experiência

No que você se destaca no mercado? Em quais atividades você tem experiência de sobra? Ao analisar esses termos, você terá muito mais precisão para elaborar o seu plano de ação e iniciar o seu projeto com qualidade.

Resolva o que tem vontade de executar

Você passou alguns anos trabalhando para empresas e outros profissionais, sendo assim, ao tomar a decisão de abrir o seu próprio negócio é fundamental optar por executar um serviço que seja do seu agrado e que esteja dentro das suas características.

É errado entrar em um setor sem o menor conhecimento. Decida o que deseja realizar e tenha certeza de estar no caminho e/ou no nicho certo.

Estabeleça o tempo diário que terá para se dedicar a essa companhia

Esse empreendimento será a sua principal fonte de renda ou servirá apenas como um complemento? Ao definir qual a importância que esse novo projeto terá na sua rotina você tem mais condição para analisar quanto tempo será dedicado nessa atividade.

O pior jeito de iniciar uma companhia é deixá-la de lado e tentar levar as coisas sem nenhuma organização. Se você esperou tanto para abrir um negócio próprio, faça tudo certinho. Afinal, essa companhia é totalmente sua. Dedique-se a ela para que possa crescer e ser bem sucedida.

Leve em consideração a opinião da sua família

O que as pessoas mais próximas pensam a respeito? Existe apoio ou desconfiança? Seus familiares vão lhe ajudar a tocar o negócio?

Essas perguntas precisam ser esclarecidas e avaliadas antes de iniciar esse novo projeto. O suporte da família sempre é bem-vindo, por isso, precisa ser levado em consideração.

Busque por conhecimento tecnológico

O conhecimento está ao alcance de todos. E se você vai administrar um negócio é essencial que entenda, ao menos, os conceitos básicos de informática para gerenciar e ter noção da situação financeira.

Por isso, se você ainda não está nesse patamar, busque cursos, workshops, tutoriais e materiais que podem acabar com as suas dúvidas.

Tenha um espaço exclusivo para o trabalho

Você está em casa, mas não está de férias ou de bobeira! A sua família precisa compreender que o seu trabalho é feito em casa e que não pode ser interrompido a todo o momento.

Uma maneira de evitar esses inconvenientes é possuir um ambiente exclusivo para o seu trabalho. Uma sala, onde você entra, de fato, para se dedicar ao seu negócio.

Formalize a sua empresa

Não é tão simples abrir uma empresa no Brasil, mesmo que se trate de uma empreendimento pequeno ou até mesmo virtual.

Por isso, é essencial procurar a ajuda de órgãos públicos a respeito da legislação, licenças, taxas a serem pagas e toda a burocracia que deve ser resolvida para formalizar a sua empresa.

Aqui mesmo em nosso site, temos um roteiro completo sobre a formalização do seu negócio, que publicamos no artigo Como Abrir Uma Empresa no Brasil.

Busque alternativas para a sua empresa

Você pode pesquisar por conta própria ou ter a ajuda de um contador para analisar se é possível colocar a sua empresa dentro de uma categoria mais acessível como o “Simples” ou se cadastrar como micro-empreendedor individual (MEI). Esses fatores podem reduzir consideravelmente a sua carga de impostos.

Elabore um plano de negócios

Ter um negócio exige um investimento considerável de tempo, estudo e na formação de algumas estratégias. Você chegou a pensar em como vai divulgar seus produtos ou serviços?

Não basta existir, a sua empresa precisa chegar até o seu público-alvo. Para ter êxito nesse quesito é primordial elaborar um plano de negócios dentro da sua realidade, para nortear os rumos da sua empresa.

Separe a sua vida financeira

Não faça as contas juntas. Não tente analisar a sua situação financeira, levando em consideração os rendimentos com gastos pessoais e profissionais.

Esse é um erro primário que diversos empreendedores cometem nos primeiros meses de administração de um negócio próprio.

A separação pode ser uma forma simples e bem-sucedida de não comprometer as suas economias para alguma emergência familiar e nem os lucros que devem ser reinvestidos na sua empresa. Gerencie tudo separadamente para ter saldos positivos em ambas as situações.

  Complemente essa leitura com o artigo Como Abrir Um Negócio

Com essas dicas para administrar um negócio em casa, suas chances de sucesso serão muito maiores. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Dicas para administrar um negócio em casa
5 (100%) 10 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas dicas para administrar um negócio em casa me foram bastante úteis. Valeu mesmo pessoal. Confesso que estou meio perdido nesse início de trabalho em home office.

    • Olá Sérgio

      Saber administrar um negócio em casa é fundamental para quem trabalha em home office. Bom saber que você aproveitou as informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here