Dicas para abrir uma empresa na internet

A busca por dicas para abrir uma empresa na Internet se intensifica na medida que cada vez mais pessoas que o Brasil passa hoje por um excelente momento para negócios virtuais, mesmo com a perspectiva de um baixo crescimento este ano.

Embora o segmento seja uma ótima opção para quem deseja empreender, algumas pesquisas mostram que erros de planejamento em marketing, em tecnologia apropriada, em meios de pagamentos e logística são as principais falhas que levam a “morte” dos negócios online.

O universo dos negócios online nunca foi tão atraente, mas é preciso saber descer a onda pra não morrer afogado e por isso o marketing inteligente é um dos pré-requisitos para se destacar na rede.

Confira algumas dicas para abrir uma empresa na internet

A empresa virtual O Melhor da Vida (www.omelhordavida.com.br) que vende memoráveis experiências às pessoas, como jantares, cursos e passeios e hoje conta com mais de 5.000 experiências para gente de todo o país.

O empreendedor desenvolveu um modelo de negócios com três fontes de renda; contam com um quadro de funcionário reduzido e já cresceu 25%.

Outro caso interessante é o da Ilentes (www.ilentes.com.br), uma loja virtual que apostou na venda de lentes de contato e só no ano passado alcançou um faturamento superior a R$ 1 milhão. O empreendedor utilizou uma estratégia que poucos conhecem e comprou vários domínios que levam a ILentes.

No total são seis endereços eletrônicos que direcionam ao site oficial. O empreendedor também procura manter contato com seus clientes de perto e acredita no boca a boca para tornar sua marca conhecida e fidelizar clientes.

Ei! Não pense que foram apenas glórias. Esses empreendedores fizeram escolhas erradas e tiveram que modificar muitas coisas até terem seus negócios “nos eixos”.

Consultores apontam os caminhos para quem quer abrir uma empresa na Internet

É preciso identificar uma oportunidade de negócio, observar concorrentes, fazer pesquisa de mercado, analisar custos, fornecedores e montar um plano de negócios para clientes cada vez mais exigentes e que acessam a Internet em busca de praticidade e inovação.

O consultor Gastão Mattos ensina: “No caso de pequenas e médias empresas, anunciar em grandes portais é praticamente inviável. É caro e atrai público generalista. A melhor forma é investir na divulgação de buscadores, seja com palavras-chave – links patrocinados – ou fazendo SEO – Search Engine Optimization, estratégia que faz com que o site fique mais bem posicionado nos resultados de busca orgânica.”. Esse é um importante investimento a ser feito logo de início.

Para Alberto Valle, instrutor e consultor da equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital, “o importante para o sucesso de um negócio na Internet está em um modelo de negócio inovador que supra uma necessidade imediata do usuário, aliado a uma estrutura de marketing digital que garanta visibilidade em todos os canais disponíveis na Internet, como ferramentas de busca e mídias sociais” afirma o consultor.

Outra estratégia importante é utilizar as redes sociais para o estreitamento do seu negócio com o seu cliente. Além disso, nos dias de hoje é fundamental que o site da empresa esteja preparado para o acesso através de dispositivos móveis.

Abel Reis, presidente da Agência Click, aponta outro fato importante a ser levantado: “uma empresa presente na internet tem de levar em conta a oferta de conteúdo pelo celular”. O celular é apontado como tendência de plataforma para todas as áreas.

Portanto, empreendedores virtuais, negócios on-line exigem um bom investimento, uma vitrine chamativa e ótima navegabilidade, sem falar numa reserva financeira e boas soluções de pagamento e logística. Acompanhe estas e outras dicas para abrir uma empresa na Internet, assinando nosso Newsletter.