Como se preparar para a crise de 2020

Saber como se preparar para a crise de 2020 é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio neste momento de pandemia de Coronavírus, como também largar com toda força depois da crise.

A crise econômica mundial, ou até mesmo, segundo alguns analistas, recessão global, é um fato após o Coronavírus afetar o mundo inteiro, causando uma reviravolta no mercado financeiro, indústria, mercado imobiliário e na economia de diversos países.

De nada adianta entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema, e muito provavelmente, irá agravá-lo.

A única saída para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados que iremos enfrentar até o final do ano e sair em busca de ideias sobre como se preparar para a crise de 2020.

Reduza imediatamente seu grau de endividamento

Não importa que sacrifícios isso possa envolver, mas uma coisa é certa, se você quer se preparar para a crise de 2020, a primeira providência é reduzir a todo custo seu grau de endividamento.

Mesmo com taxas de juros em seu nível mais baixo em décadas, o endividamento nunca foi um bom companheiro para a prosperidade. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário adverso com retração de vendas e outras dificuldades. Portanto, prioridade a esse item.

Prepare-se para uma inevitável redução nas vendas

O primeiro passo para se preparar para a crise econômica de 2020 é ser realista e assumir que as vendas sofreram uma sensível redução, principalmente em segmentos que comercializam produtos e serviços não essenciais.

Essa é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico.

Por isso, adeque suas projeções de vendas para 2020 e até mesmo para 2021, de forma a enquadrá-la à realidade do cenário econômico que se aproxima.

Revise seu mix de produtos e serviços

Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa.

Em um cenário como este até mesmo produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.

Se você quer saber como se preparar para a crise de 2020, uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata do seu mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente assim.

Otimize processos produtivos

Outra solução para o dilema de como se preparar para a crise econômica de 2020 é através da otimização dos processos produtivos e rotinas administrativas da empresa.

Em tempos de mercado aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos.

Em tempos de crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até mesmo o negócio.

Avalie a possibilidade de downsizing

Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência, e por isso, entre as dicas sobre como se preparar para a crise de 2020, está sim a possibilidade de downsizing, ou seja, diminuir o tamanho do seu negócio.

Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”.

Em épocas de crise, as vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento da empresas para poder enfrentar o ambiente desfavorável, do que bancar o empreendedor destemido e quebrar a cara dando murro em ponta de faca. Pergunte ao Eike Batista o que ele acha.

Invista em marketing

Como se preparar para a crise de 2020? Comece imediatamente a criar uma estrutura de marketing digital para a sua empresa de destacar entre seus concorrentes.

Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio!

Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos detalhes.

Participe de eventos setoriais

Em épocas de crise se torna importante participar de um número maior de eventos, online neste momento crítico, para poder ter uma avaliação externa da crise e do cenário traçado para o futuro.

É um ótimo momento também para o compartilhamento de experiências e soluções adotadas por outros empresários que estão no mesmo barco. É uma situação onde a união faz a força.

Seja criativo

Uma das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica como a que vem ai pela frente em 2020 é o incentivo à criatividade. Se você ficar sentado chorando suas pitangas e não fazendo absolutamente nada, ai sim a coisa vai ficar bem feia.

Coloque sua criatividade e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie qualquer tipo de barreira a mudanças.

Em momentos de crise é que avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar entregando ao mercado que ainda não foi agregado ao nosso produto ou serviço.

Não se trata apenas de saber como se preparar para a crise de 2020. É também aproveitar oportunidades que certamente aparecerão durante este longo caminho do empreendedor. É um momento de oportunidades que ajudarão você a sobreviver à crise econômica.

Não ser pego de surpresa sempre foi um grande trunfo no mundo dos negócios. Por isso, saber como se preparar para a crise de 2020, pode ser decisivo para a sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis que vem por ai. Mantenha-se em dia assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, empreendedor e diretor da Academia do Marketing

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here