Como montar uma sorveteria e faturar em um mercado em expansão

Se você está querendo saber como montar uma sorveteria encontramos algumas dicas bastante interessantes para que você possa estruturar o seu projeto.

O sorvete, essa verdadeira paixão nacional é uma dessas delícias as quais ninguém resiste, e por isso mesmo, montar uma sorveteria é uma boa opção para quem deseja montar um negócio próprio.

Esse é um mercado que assustou muita gente há anos atrás em função da concorrência com os industrializados, mas para que está buscando saber como montar uma sorveteria, nós temos uma ótima notícia: Esse é um mercado que vai de vento em popa.

Neste artigo vamos mostrar o passo a passo de como abrir uma sorveteria, e para torna-lo mais didático, dividimos nos seguintes tópicos:

  • Uma delícia chamada sorvete
  • O marcado para quem deseja montar uma sorveteria
  • Questões legais na montagem de uma sorveteria
  • Localização da sorveteria
  • Equipamentos necessários para montar uma sorveteria
  • A opção das franquias de sorvetes
  • Capacitação no segmento de sorveterias

Você verá que o negócio de sorvetes oferece inúmeras alternativas e por isso mesmo, está entre os negócios mais lucrativos para se montar no setor de alimentação.

O passo a passo de como montar uma sorveteria

Abaixo você verá quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de montar uma sorveteria de sucesso.

1 – Uma delícia chamada sorvete

O conceito é muito simples e os ingredientes também. Incluído na categoria genérica de gelados comestíveis o sorvete tem como básicos o leite, açúcar, frutas ou essências, conforme o tipo, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes.

O resultado disso é uma delícia que agrada a todos os paladares.

Com esses ingredientes se faz uma mistura, que passa pelo processo de pasteurização, homogeneização e congelamento.

Na etapa do congelamento a mistura sofre uma rápida perda de calor e ao mesmo tempo passa pelo processo de aeração, que confere ao sorvete uma textura macia e leve.

Se você se assustou com esse processo todo e está quase desistindo de abrir uma sorveteria, acalme-se, pois uma boa máquina de fazer sorvetes dá cabo de todo o processo.

2 – O mercado para quem deseja montar uma sorveteria

Para quem deseja abrir uma sorveteria, uma boa notícia. O mercado brasileiro ainda é muito grande e oferece diversas opções para novos empreendedores.

O Brasil está entre os países com menor consumo por pessoa. Isso indica que temos um grande potencial de aumento, permitindo a entrada de novos empresários no setor, com grandes chances de sucesso.

Os motivos para esse baixo consumo pode ser creditado a crença generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma sobremesa fria, boa para os dias de calor.

Muita gente evita tomar sorvete no inverno, pois acreditam que provoca doenças como resfriados e gripes. Pura lenda.

Um dos grandes desafios para quem quer montar uma sorveteria é vencer o problema da sazonalidade, que provoca picos de vendas no verão, quando a produção chega a triplicar, e acentuada queda no inverno, derrubando as vendas.

Como abrir uma sorveteria

3 – Questões legais na montagem de uma sorveteria

Se você deseja montar uma sorveteria e também fabricar sorvetes, saiba que para fabricar sorvetes, devem ser adotadas boas práticas de fabricação, de acordo com a determinação da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  garantindo a qualidade dos produtos.

Além dessas, é importante estar atento à qualidade dos ingredientes, e também, aos equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

4 – Localização da sorveteria

Uma das principais dicas para que quer saber como montar uma sorveteria de sucesso é ter muito cuidado na escolha do ponto comercial.

Uma sorveteria é o tipo de negócio que depende muito do tráfego de pessoas diante da loja, portanto esse é um item fundamental na escolha do ponto.

Se você for instalar sua sorveteria na praça de alimentação de um shopping, em um ponto com boa visibilidade e circulação, este problema está resolvido.

Fora isso, é interessante buscar um ponto perto de pontos de ônibus, escolas, teatros e outros pontos de grande circulação de transeuntes.

5 – Equipamento para se montar uma sorveteria

O equipamento necessário para montar uma sorveteria vai depender muito do modelo de negócio que você for adotar.

Se partir para o modelo de revenda de um determinado fabricante, o equipamento básico será o da loja, como:

  • Freezers para exposição dos sorvetes
  • Mesa de coberturas frias como chocolates, castanhas e etc…
  • Mesa de coberturas quentes como calda de chocolate e caramelo
  • Balança no caso de venda a quilo
  • Expositor e refrigerador de bebidas
  • Freezer para armazenagem do estoque
  • Balcão de atendimento
  • Mesas e cadeiras
  • Caixa registradora

Se você optar pelo modelo de fabricação própria, deverá incluir também o maquinários para a fabricação dos sorvetes e outros itens necessários para esse modelo.

Dicas de como montar uma sorveteria

6 – A opção das franquias de sorveterias

Outro caminho para quem deseja saber como montar uma sorveteria e já deseja começar o negócio com um bom know how é a aquisição de uma franquia nesse segmento.

Existem diversas opções de franquias de sorveterias no mercado e dependendo do capital disponível, essa pode ser uma boa opção.

Existem boas opções de franquias nesta área, como a Ice Mellow, Casa do Sorvete Jundiá e a Los Paleteros, apenas para citar alguns exemplos, já que segundo dados da Associação Brasileira de Franhising – ABF, já são mais de dez empresas atuando no setor, que teve faturamento de mais de R$ 350 milhões segundo a entidade.

7 – Capacitação no segmento de sorveterias

O sorvete é um produto de fácil fabricação e baixo custo de produção e por isso mesmo é um negócio que pode trazer bons lucros e uma ótima opção para ganhar dinheiro no próximo verão.

É importante lembrar que entrar neste mercado requer estratégias de vendas bem definidas e trabalhadas.

Como em qualquer outro negócios, é importante que o empreendedor busque o máximo de informações para não cometer erros.

Nossa principal dica para quem deseja saber como montar uma sorveteria é planejar muito e montar um negócio organizado.

Outra opção, essa, um pouco mais profissional é o curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, elaborado pela equipe do CPT – Centro de Produções Técnicas,onde você contará com informações sobre técnicas de produção e venda de sorvetes de profissionais especializados no segmento.

Montar uma sorveteria é uma boa opção para o empreendedor que deseja ter seu próprio negócio, mas é necessário o devido planejamento e plano estratégico. Para saber mais sobre como montar uma sorveteria e outros tipos de negócio, assine a nossa Newsletter.

Como montar uma sorveteria
5 (100%) 8 votes