Como montar uma pizzaria delivery de sucesso

Para quem está interessado em saber como montar uma pizzaria delivery, a equipe do Meu Próprio Negócio reuniu uma série de informações para dar uma ajuda aos novos empreendedores do setor.

Como em todo negócio, também no segmento de pizzaria delivery existem pequenos segredo para o sucesso, e por isso mesmo é importante que você se informa ao máximo antes de enfrentar o desafio.

Se você está pesquisando para saber como montar uma pizzaria delivery é importante que você conheça todos os detalhes do negócio assim como as tendências do mercado para tomar uma decisão acertada.

O setor de pizzarias, pode parecer fácil, mas como todo e qualquer empreendimento tem também seus truques.

Em outro artigo em nosso site, Como Montar Uma Pizzaria desvendamos alguns desses macetes, mas o segmento de delivery tem suas características próprias.

O modelo de negócio de uma pizzaria delivery

O modelo de negócio de uma pizzaria delivery não é muito diferente de uma pizzaria convencional. A diferença está no acolhimento do pedido e na entrega.

Em uma pizzaria delivery os pedidos são feitos por telefone e mais recentemente a tendência de pedidos pela internet vem ganhando força – veja detalhes no artigo Delivery pela internet é opção para pequenos empresários.

A entrega do pedido é outro diferencial nesse segmento já que ao invés de servir as pizzas no balcão da loja ou mesas, a pizza é entregue diretamente na casa do cliente.

Análise do mercado para uma pizzaria delivery

O maior mercado para quem quer montar uma pizzaria delivery é sem sombra de dúvidas as grandes metrópoles onde muita gente prefere pedir uma pizza para ser consumida no conforto da sua casa ao invés de sair e enfrentar engarrafamentos, dificuldades de estacionar e até mesmo o perigo da violência urbana.

Para abrir uma pizzaria delivery de sucesso é preciso que você identifique qual a melhor localização para o negócio, ou seja uma área onde a demanda possa ser suficiente para gerar um bom movimento para a loja. Outro fator que deve ser observado é o raio de atendimento que a pizzaria irá cobrir.

É preciso também fazer uma análise do público consumidor que você irá encontrar nessa área para poder adaptar sua pizzaria às preferências desse público.

Antes de montar uma pizzaria delivery trace um perfil desse público incluindo dados como renda, hábitos, costumes, gostos e preferências.

Isso será fundamental para determinar qual o cardápio que você irá oferecer, definir preços e condições de pagamento.

Escolha do local para montar uma pizzaria delivery

Como uma pizzaria delivery não recebe clientes, a escolha do local deverá estar mais focada no aspecto operacional do negócio e menos na questão do atendimento.

Facilidade de acesso às principais vias é um ponto a ser considerado nesse caso, além é claro do espaço necessário para o funcionamento do negócio.

Como abrir uma pizzaria delivery

O local deverá ser amplo o suficiente para que você possa instalar todo o equipamento necessário para o funcionamento de uma pizzaria delivery como freezers, fogão industrial, forno e outros itens essenciais para a fabricação de pizzas.

Além disso você deverá contar também com espaço para armazenamento de gêneros e embalagens, que nesse tipo de negócio ocupam bastante lugar.

Não se esqueça de verificar junto à Prefeitura Municipal sobre as regras aplicáveis ao local, para que não haja problema na hora de obtenção do alvará de funcionamento.

Investimento para montar uma pizzaria delivery

Se você quer saber como montar uma pizzaria delivery, certamente também deseja saber qual o investimento necessário.

O investimento para abrir uma pizzaria delivery gira em torno de R$ 15.000 dependendo do tamanho do negócio e do ponto escolhido.

O equipamento básico que você irá precisar para montar sua pizzaria delivery é:

  • Forno – A gás, elétrico ou a lenha, dependendo do seu projeto
  • Fogão – Pode ser até mesmo um fogão doméstico para iniciar
  • Processador de Alimentos – Agiliza bastante os processos e economiza mão de obra
  • Máquina Fatiadora de Frios – É um equipamento caro mas fundamental
  • Masseira – A principal máquina para quem vai montar uma pizzaria delivery
  • Geladeira – Pra quem vai iniciar o negócio uma de 540 lts já resolve
  • Freezer – Também no início, qualquer um acima de 400 lts
  • Refrigerador para Bebidas – Os fornecedores oferecem em comodato, o que ajuda a economizar
  • Balança Digital – Nesse caso qualquer uma dá conta do recado
  • Mesas e Tampos de Trabalho – Pode ser de granito ou inox
  • Condimentadora e Pizzaiolla – Base e recipientes Inox que receberão os ingredientes de montagem
  • Gaveteiro para as Massas – Veja qual melhor se adapta ao seu projeto
  • Pá de madeira e Pá de Ferro – Existem boas opções em alumínio
  • Espátulas, Conchas, Cutelos e Facas Grandes, Tábuas de Corte e Rolos de Polietileno
  • Recipientes Plásticos – Para armazenamento de ingredientes
  • Mochilas de Entrega – Podem ser térmicas ou não, dependendo do raio de entrega
  • Panelas e Outros Acessórios
  • Estoque de Embalagens de Pizza

Equipe de colaboradores para montar uma pizzaria delivery

Nem só de máquinas e ingredientes vive uma pizzaria delivery. Como em qualquer outro setor, administração e qualificação são essenciais para montar uma pizzaria.

Em primeiro lugar você deverá com um bom pizzaiolo que de preferência tenha experiência ou então tenha passado por um treinamento adequado. Lembre-se que a qualidade da sua pizza é o seu maior canal de propaganda e por isso não dá para bobear nessa área.

Outro ponto fundamental é o do atendimento. Antes mesmo de saber como montar uma pizzaria delivery, talvez seja o caso de saber como atender bem em uma pizzaria delivery.

Ter um atendente que conheça todos os detalhes do negócio, seja atencioso, prestativo e educado é essencial para fidelizar sua clientela e prestar o melhor serviço de delivery possível.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de ter um bom software de gerenciamento de pizzarias para poder ter todos os dados de clientes armazenados  e com isso poder criar um atendimento personalizado, além é claro de ter maior controle sobre o negócio.

Mais informações sobre como montar uma pizzaria delivery

Existem diversas fontes de informação para quem deseja saber como montar uma pizzaria delivery e quer se aprofundar no assunto. O Sebrae SP oferece e-book Comece Certo – Pizzaria que reúne uma série de informações para quem quer saber como abrir uma pizzaria delivery. Outra

Outra opção para quem deseja se capacitar para abrir uma pizzaria delivery é o curso “Como Montar e Administrar uma Pizzaria” oferecido pelo  CPT – Centro de Produções Técnicas. O curso aborda com detalhes os assuntos que interessam a quem deseja saber como montar uma pizzaria delyvery de sucesso.

Na internet você também pode pegar ótimas dicas no Fórum de Pizzarias, um fórum de discussão especializado nesse assunto que aborda diversos tópicos sobre o setor de pizzarias.

Existe também o Falando de Pizzas, outro fórum de discussão sobre o assunto que também pode lhe dar boas dicas sobre como montar uma pizzaria delivery.

Para saber mais sobre como montar uma pizzaria delivery e outros tipos de negócio, assine nosso Newsletter.

CPT - Centro de Produções Técnicas

Como montar uma pizzaria delivery
5 (100%) 28 votes