Como montar uma loja de conveniência

Se você quer saber como montar uma loja de conveniência, encontrará neste artigo um roteiro completo para dar seus primeiros passos.

Apesar de ser um mercado bastante concorrido, é uma ótima opção para quem deseja começar a empreender. Mas se você não tem ideia de como começar, aqui vamos mostrar como montar uma loja de conveniência.

Abrir uma loja de conveniência é uma ideia que tem chamado muito a atenção dos empreendedores. Por se tratar de um modelo de negócio relativamente simples e com expectativa de lucratividade bem satisfatória, esse mercado tem ganhado bastante visibilidade.

Através de estratégias, divulgação, atendimento diferenciado e diferencial perante a concorrência é possível criar um negócio sólido e com uma ótima margem de lucro.

Por fim, uma loja de conveniência poderá assumir dois modelos distintos, o de loja própria e o de franquias de lojas de conveniência como AM/PM. Neste artigo, vamos focar em como montar uma loja de conveniência própria.

1 – Mercado de loja de conveniência

A característica principal desse modelo de negócio é que as lojas de conveniência, em sua grande maioria, salvo localidades consideradas de risco, funcionam 24 horas. No ano de 2017 esse mercado acumulou o equivalente a quase R$ 8 bilhões, um número bem expressivo, certo?

Ao que tudo indica montar uma loja de conveniência é uma boa jogada. Principalmente pela estimativa da Sebrae em que o negócio deva receber, em média, 300 clientes por dia e com um lucro médio de R$ 100 mil reais por mês.

Abrir uma loja de conveniência é um bom negócio tanto para quem já possui um posto de gasolina quanto para quem deseja montar um plano de negócio para se instalar em um, entretanto não é via de regra, as lojas de de conveniências costumam funcionar melhor em postos de combustíveis.

Uma boa opção para conseguir fechar essa parceria com dono de posto é informar que ter uma loja de conveniência no estabelecimento pode aumentar em mais de 20% a venda de combustíveis.

Cada vez mais o conceito de posto de gasolina deve se perder, e tornar-se posto de serviço, onde os clientes possam consumir bebidas e comidas, e ao final abastecer o seu veículo e seguirem viagem.

E uma coisa é certa, os clientes vão sempre buscar facilidade e agilidade no seu estabelecimento.

Tem sido cada vez mais comum ver lojas de conveniência em rodovias, avenidas ou locais onde a movimentação acontece a toda hora do dia. O fato de funcionarem 24h permite a instalação nesses locais, principalmente por ter muitos clientes que preferem fazer viagens tarde da noite ou pela madrugada.

2 – Perfil do seu cliente

Ao montar uma loja de conveniência você precisa entender quem é o seu cliente e aqui passamos para você o perfil. Segundo dados coletados pelo Sebrae, em sua grande maioria os clientes são homens, com idades entre 18 e 40 anos, com ensino médio completo.

Eles buscam a facilidade e praticidade no atendimento e não se importam em pagar um pouco mais caro pelo serviço.

Por se tratar normalmente de um estabelecimento que funciona 24h, muitas das vezes os seus clientes buscam as lojas de conveniência mais do que o posto para abastecer o seu veículo, enquanto em outros momentos buscam por uma questão emergencial, para isso o seu diferencial será um atendimento rápido e prático.

Isso é algo que você precisa ter em mente ao montar uma loja de conveniência: costumeiramente os seus clientes buscam o estabelecimento por não querer enfrentar filas, irem a supermercado ou pelo simples fato de levarem poucas coisas

Por isso é importante trabalhar com lojas bem organizadas e otimizadas para atrair clientes, facilitando seu o atendimento o que estimulará o retorno dele para compras futuras.

3 – Produtos de uma loja de conveniência

Na hora de escolher o que comercializar na sua loja de conveniência você precisa se pôr na condição de cliente. É compreensível que não se encontre a mesma variedade de um supermercado, mas busque produtos básicos para atender as necessidades dos clientes.

Organize os produtos de forma que um produto que complemente o outro estejam próximos um do outro. Optar por compras por impulso é uma ótima opção, como guloseimas e lanches rápidos ou itens de uso pessoal.

Enquanto isso alguns itens serão obrigatórios pelo seu grande giro e atração do cliente, como, refrigerante, cerveja, itens de higiene pessoal, cigarros e pão.

Como abrir uma loja de conveniência

4 – Estrutura da loja de conveniência

Para iniciar o seu estabelecimento é interessante ter uma área mínima de 70 m², e dividindo o espaço em:

  • Área de vendas com gôndolas, balcão e demais
  • Área de estoque de produtos
  • Uma parte para escritório administrativo
  • Banheiro para clientes e funcionários

Nessas dimensões você já poderá atender o seu cliente e pensar futuramente em expansão.

O layout da sua loja precisa apresentar um ambiente limpo, organizado, iluminado, bem decorado e que seja arejado, visando deixar o seu cliente mais à vontade. Na exposição dos seus produtos busque montar logo na entrada gôndolas com as opções mais atraentes para o cliente, mas seguindo as normas de segurança impostas pelo Corpo de Bombeiro.

Apostar nas paredes, teto e corredores são ótimas opções para ações de marketing no seu estabelecimento!

5 – Equipe de uma loja de conveniência

O sucesso da sua loja de conveniência será fundamentalmente pelo seu atendimento, portanto invista em treinamento e motivação da sua equipe para criar um vínculo ainda mais pessoal com os seus clientes.

O ideal para iniciar as suas atividades é, em média, 2 a 3 colaboradores por turno, caso você monte uma loja de conveniência de pequeno porte, e se for funcionar 24h que sejam estipulados os horários dos turnos previamente.

É sempre importante frisar no momento da entrevista, durante a contratação e semanalmente que o sucesso se encontra no atendimento, e para isso o colaborador precisa ser cordial, atencioso e conhecer os produtos do estabelecimento.

6 – Onde montar uma loja de conveniência

É muito comum associarmos lojas de conveniência com postos de gasolina, e é uma boa opção para montar a sua, mas você pode optar por escolher outros lugares.

Tenha em vista que a maior procura do seu estabelecimento geralmente ocorre em horários em que os supermercados já não estão mais abertos, então a escolha do ponto ideal será de muita importância.

Hoje em dia é possível encontrar lojas de conveniência em avenidas ou estradas movimentadas, postos de gasolina e até mesmo em hotéis e pousadas. Todas são ótimas opções, bastando analisar a viabilidade do local naquela região.

Por se tratar geralmente de um estabelecimento 24 horas, é importante fazer uma pesquisa para saber se o posto de combustível está em uma região de risco para funcionar nesse horário.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como montar uma loja de conveniência, é uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se informado sobre essa e outras opções de negócios assinando o nosso Boletim Informativo.

Como montar uma loja de conveniência
5 (100%) 1 voto[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here