Como montar uma hamburgueria gourmet

Se você deseja se tornar um empreendedor no ramo alimentício, mas não sabe em que investir, a seguir vamos mostrar como montar uma hamburgueria gourmet, uma opção de negócio que vem crescendo bastante ao longo desses anos.

Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, houve um aumento de 7% para quase 30% de brasileiros que começaram a fazer refeições fora de casa, nos últimos 40 anos.

Além disso, a pesquisa também aponta que cerca de 30% da renda dos brasileiros é utilizada para alimentação fora de casa. E adivinha quem ganha essa disputa: hambúrguer!

É notável a presença de redes de fast food com foco em hambúrguer, e com o passar dos anos os restaurantes especializados em hambúrgueres ganharam espaço no mercado.

Com dados tão satisfatórios é bastante tentador saber como montar uma hamburgueria gourmet, com seus pratos de criação artesanal que agrada aos olhos e o estômago, cardápio flexível para melhor atender ao cliente e sabores indescritíveis.

Se você ficou interessado em abrir uma hamburgueria gourmet, seja pelos dados e querer um empreendimento com base lucrativa ou por amar essa culinária e quiser trabalhar com algo que você tenha ainda mais satisfação em fazer, vamos apresentar a você o caminho para realizar esse desejo.

1 – Estrutura da hamburgueria gourmet

Uma hamburgueria gourmet é um estabelecimento voltado para a produção de sanduíches com a utilização de hambúrgueres, junto com acompanhamentos e aperitivos e vamos ver algumas dicas sobre o conceito do negócio e estrutura.

O Hambúrguer Gourmet, é uma versão sofisticada da versão clássica de hambúrguer, só que com uma abordagem mais sofisticada, que visa, como público-alvo, clientes que buscam uma opção de alta qualidade fora do padrão industrializado.

Entretanto nada te impede de oferecer outros produtos, mas você pode acabar perdendo o prestígio entre os seus clientes.

Sempre será mais interessante você trabalhar com um produto principal e outros produtos secundários que não ofusquem o seu carro chefe, porque dessa forma você será referência para os seus clientes no quesito de hambúrguer artesanal.

Para abrir uma hamburgueria gourmet é preciso que o local tenha espaço para satisfazer algumas características específicas do negócio como:

  • Espaço para o corte e preparo
  • Seja de fácil movimentação dos funcionários
  • Possua um balcão de atendimento com fácil acesso à cozinha
  • Espaço para os clientes poderem degustar na sua loja
  • Banheiro para os clientes e funcionários
  • Área de estoque e escritório

Os espaços dedicados para cada um desses locais vai depender, é claro, do porte da sua hamburgueria gourmet, e inclusive é igualmente interessante verificar a possibilidade de escolher um local com estacionamento, tendo em vista que é capaz de você ter muitos clientes utilizando veículos.

2 – Montando a sua hamburgueria gourmet

Primeiramente vale ressaltar que ao montar uma hamburgueria gourmet você pode optar pelo tradicional ponto comercial, food truck ou até mesmo no modo delivery na sua própria casa.

Em alguns pontos não vão haver diferenças como equipamentos para o preparo dos hambúrgueres, mas a questão de espaço pode ser remanejada para melhor mobilidade.

Em um ponto comercial você vai precisar do que foi dito no tópico anterior para atender os seus clientes, enquanto no food truck você já vai ter a sua cozinha com os aparatos necessários, mas em forma enxuta.

Todavia se você optar pela modalidade delivery, você vai dispensar apenas os itens do tópico anterior que focam no cliente, como balcão de atendimento, estacionamento e espaço interno. Leia mais em nosso artigo sobre delivery na Internet.

Alguns itens são imprescindíveis para montar uma hamburgueria gourmet, como por exemplo:

  • Geladeira
  • Freezer, chapa
  • Fogão industrial
  • Exaustor e coifa
  • Panelas
  • Bandejas, copos, pratos e talheres
  • Mesas, cadeiras, balcão

O importante é listas tudo mais que você puder imaginar para melhor atender os seus clientes.

Como abrir uma hamburgueria gourmet

3 – Local para montar uma hamburgueria gourmet

Na hora de escolher o local para instalação da sua hamburgueria artesanal você deve buscar atender dois requisitos básicos: bastante fluxo de clientes e facilidade de acesso ao estabelecimento.

Vejamos bem, instalar-se em local com baixo fluxo de pessoas ou um que seja necessário dar uma volta enorme para chegar torna o sucesso muito mais complicado. Locais interessantes para buscar também são galerias, shoppings, centros comerciais, faculdades e escolas.

Um dos segredos para ganhar dinheiro com uma hamburgueria é movimento e valerá a pena dedicar uma atenção toda especial à escolha do ponto comercial do negócio.

É interessante, após a sua marca já estar mais conhecida no mercado, expandir o seu negócio com um food truck e comparecer a eventos de culinária gourmet. Contudo, antes de abrir o seu negócio verifique se esse tipo de estabelecimento é permitido naquele local, pela Prefeitura.

4 – Documentação para abertura do seu negócio

O processo de abertura de uma hamburgueria gourmet é como qualquer outro estabelecimento, salvo algumas questões que podem variar de acordo com a cidade.

É necessário abrir o CNPJ, ter firma reconhecida, alvará da Prefeitura para a localização, passar pela vistoria da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e outras questões burocráticas.

Para saber mais sobre esta etapa do negócio, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Abrir Uma Empresa ou então busque a opção de contratar os serviços de um escritório de contabilidade.

5 – Dicas para ajudar o seu empreendimento

Esteja sempre buscando seguir todas as normas e regras da Vigilância Sanitária para evitar o recebimento de multas ou até mesmo o fechamento da sua unidade. Essas questões também são importantes principalmente para os seus clientes terem maior confiança no seu produto.

Busque pesquisar os gostos dos clientes, com essas informações você pode criar um novo produto e tornar isso um diferencial.

Criar pratos sazonais também é uma boa jogada, porque sempre em determinadas comemorações você sempre será lembrado pelo prato servido.

A divulgação do seu restaurante é muito importante, e você pode fazer isso através de redes sociais, com postagens dos seus produtos, dos clientes no seu estabelecimento, com informações de promoções.

6 – A opção das franquias

Outra opção para quem está interessado em sabe como montar uma hamburgueria gourmet são as franquias franquias de hamburgueria disponíveis no mercado brasileiro.

A grande vantagem desta opção é que que o franqueador oferece todo o know-how e suporte, tanto na fase de instalação do negócio quanto na operação do dia a dia.

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre como montar uma hamburgueria gourmet, o que acha da ideia? Deixe deu comentário abaixo e assine o nosso Boletim Informativo.

 

2 COMENTÁRIOS

    • Olá pessoal do Clube de Receitas

      Valeu pela dica. Nós mesmos visitamos o site para conferir a receita, e parece muito boa.

      Um grande abraço e suce$$o.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here