Como montar um salão de manicure

Se você deseja saber como montar um salão de manicure, a equipe do Meu Próprio Negócio realizou uma pesquisa e reuniu as principais informações para que você possa começar o seu negócio.

Em uma economia reaquecida como é esperado para 2018 a procura por serviços de estética, como salões de manicure passam a assumir destaque nas prioridades da vaidade feminina e também masculina, e certamente, ai você encontra uma ótima opção para montar o seu negócio próprio.

Uma ótima noticia para quem quer saber como montar um salão de manicure é que os salões de beleza já conquistaram seu espaço na agenda de consumo de homens e mulheres.

Esse é um setor que cresce a passos largos e os serviços de manicure estão ganhando um espaço próprio e diferenciado.

Para apresentarmos o assunto de forma mais didática, dividimos nosso artigo sobre como montar um salão de manicure nos seguintes tópicos:

  • Quem é o público alvo de um salão de manicure
  • A escolha da localização para um salão de manicure
  • O que é necessário para montar um salão
  • Quanto custa montar um salão de manicure
  • Outros serviços que podem ser incorporados
  • Divulgação do salão de manicure

Você verá que para abrir um salão de manicure é preciso planejar muito bem cada passo de forma a criar um verdadeiro negócio de sucesso!

Para apresentarmos o assunto de forma mais didática, dividimos nosso artigo sobre como montar um salão de manicure nos seguintes tópicos:

  • Quem é o público alvo de um salão de manicure
  • A escolha da localização para um salão de manicure
  • O que é necessário para montar um salão
  • Quanto custa montar um salão de manicure
  • Outros serviços que podem ser incorporados
  • Divulgação do salão de manicure

Você verá que para abrir um salão de manicure é preciso planejar muito bem cada passo de forma a criar um verdadeiro negócio de sucesso!

O passo a passo de como montar um salão de manicure

Confira abaixo os principais itens a serem analisados por quem deseja abrir um salão de manicure de sucesso.

1 – Quem é o público-alvo do salão de manicure

Essa é uma das grandes vantagens desse negócio. Um salão de beleza de manicure tem atualmente um público-alvo cada vez maior, na medida que mulheres, homens e adolescentes procuram cada vez mais os serviços de estética neste segmento.

O salão de manicure passou a ser visto de maneira isolada do salão de beleza, constituindo-se em um serviço separado e diferenciado por profissionais qualificados.

2 – Escolhendo a localização para um salão de manicure

Um outro ponto fundamental para quem está interessado(a) em saber como montar um salão de manicure diz respeito à localização. Um local movimentado e preferencialmente que tenha área de estacionamento próxima é a melhor opção.

Dê preferência a pontos comerciais com grande circulação, principalmente no início do negócio quando seu salão ainda não é bem conhecido e por isso precisa do máximo de exposição que puder conseguir.

Atualmente esses locais de maior circulação andam com um preço meio salgado, mas a exposição que a sua marca terá, vai valer a pena. Mesmo que o investimento inicial seja um pouco maior, o resultado compensa.

Em nosso artigo Dicas Para Escolher Um Ponto Comercial, você poderá conferir outras indicações a serem seguidas na hora de escolher a sua localização.

Como abrir um salão de manicure

3 – O que é necessário para montar um salão

Essa é outra dúvida comum para quem quer saber como montar um um salão de manicure. Como sempre fazemos em nossos artigos tutoriais sobre Ideias de Negócios, buscamos junto ao SEBRAE uma referência, mas como o negócio de salões de manicures é relativamente recente, ainda não existe literatura específica sobre o assunto.

Mesmo assim, recomendamos a e-book Salão de Beleza, da série Comece Certo do Sebrae que pode ser baixado clicando aqui.

Outro aspecto do negócio que não pode ser deixado de lado é o gerenciamento. Para facilitar sua vida, a melhor opção é um software para gerenciamento de salões de beleza, que ajuda no controle de material, faturamento e cadastro das suas clientes.

4 – Quanto custa montar um salão de manicure

O custo para  montar um salão de manicure é bem menor do que você imagina. Para a  montagem de um salão de manicure, estimamos um investimento em torno de R$ 2.500 para uma instalação pequena e com uma estrutura relativamente simples, mas eficiente.

Contando com o espaço do aluguel, esse é o valor a ser investido, levando-se em consideração equipamentos novos para o seu salão de manicure.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem  sempre o que é mais sofisticado e luxuoso deixa o cliente mais solto e tranquilo, principalmente quando o assunto é um salão de manicure, onde as pessoas vão para cuidar da sua aparência e se sentir a vontade.

Partindo dessa premissa, podemos concluir que muitas vezes um salão de manicure  simples agrada muito mais as pessoas do que um salão muito sofisticado, desde que ele seja bem cuidado, decorado e tenha bons profissionais.

5 – Outros serviços que podem ser incorporados

Para quem quer saber como montar um salão de manicure e pedicure ai vai uma ótima dica, oferecer serviços complementares é um diferencial nesse tipo de negócio.

Além dos serviços básicos de um salão de manicure, uma ótima ideia é oferecer serviços como unhas decoradas, unhas postiças e outros de grande aceitação e relativamente baixa concorrência nesse segmento.

Esses serviços são bem mais caros e por isso mesmo ajudam bastante no faturamento do salão. O serviços de esfoliação dos pés também é uma boa opção de serviço que pode ser agregado ao salão.

Esses serviços extra dificilmente são oferecidos em salões de bairro, ficando restrito a manicures que fazer isso no atendimento em casa.

Por isso mesmo, é uma boa ideia oferecê-los e seu salão, montando pacotes promocionais onde você combina o tratamento convencional com esses serviços acessórios.

6 – Divulgação do salão de manicure

É fundamental em qualquer tipo de negócio ter uma boa divulgação para que se possa tornar conhecido, e por isso, ao montar seu salão de manicure, não se esqueça dessa parte.

Não se trata apenas de saber como montar um salão de manicure, mas também como divulgá-lo.

A divulgação convencional desse tipo de negócio costuma ser na forma de folders e panfletos, mas nos dias atuais você conta com a Internet e redes sociais, que são ótimas aliadas nesse processo.

Nas redes sociais, o Facebook Marketing é uma ferramenta muito poderosa, principalmente se você fizer uma Página de Fãs para seus clientes ficarem inteirados sobre o que você oferece e a opinião deles.

É o tipo de divulgação que você mesmo pode fazer, desde que com técnica e uma boa orientação. Existem cursos para isso disponíveis na Internet, como os oferecidos pela Academia do Marketing.

Para se manter atualizado sobre como montar um salão de beleza e outras ideias de negócio, assine nosso Newsletter.

Como montar um salão de manicure
5 (100%) 12 votes