Como ganhar dinheiro com um blog profissional

Mesmo que você ainda não sabe como ganhar dinheiro com um blog, certamente já ouviu falar que muita gente faz da profissão blogueiro sua principal e fonte de renda.

O grande problema é que na maioria das vezes as pessoas não fazem a menor ideia de como estes blogueiros profissionais conseguem gerar receita com seus blogs.

Por isso mesmo, o Meu Próprio Negócio pesquisou e entrevistou algumas pessoas para te ajudar nessa tarefa.

Antes de apresentarmos o nosso passo a passo de como ganhar dinheiro com um blog, é bom que você esteja ciente desde já que para ter sucesso nesse negócio é preciso muito trabalho e dedicação.

Se você acha que basta criar um blog e depois sair publicando qualquer coisa nele que o dinheiro começa a surgir em sua conta bancário, você está redondamente enganado. Assim como em qualquer outra atividade é necessário organização e muito trabalho.

Para facilitar a compreensão deste verdadeiro roteiro repleto de dicas sobre como ganhar dinheiro com um blog, vamos dividi-lo oito pontos principais:

  • A plataforma ideal para ganhar dinheiro com um blog
  • De onde vem a receita de um blog
  • Onde conseguir anunciantes para o seu blog
  • Como ganhar dinheiro com um blog novo
  • Anunciantes que pagam por vendas realizadas
  • Venda direta de anúncios pelo próprio blog
  • Ganhe dinheiro com seu blog vendendo infoprodutos
  • A dedicação necessária para se ganhar dinheiro com um blog

Vamos então discutir cada um desses pontos e explicar como transformar um blog em um negócio online lucrativo e prazeroso.

Passo a passo de como ganhar dinheiro com um blog

Abaixo nós apresentamos este modelo de negócio online, explicando como funciona e dando um passo a passo de como ganhar dinheiro com um blog, de forma consistente e profissional.

1 – Escolha uma plataforma adequada para criar um blog profissional

Antes de pensar em como ganhar dinheiro com um blog você precisa ter uma plataforma de publicação, um software para a criação do blog, que seja realmente boa e flexível para poder implementar os anúncios que serão a sua maior fonte de receita.

Em nossa opinião, o WordPress, a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais usada no mundo inteiro é a melhor opção, pelos inúmeros recursos que ela oferece. O melhoe de tudo é que ela é gratuita.

Trabalhar com o WordPress não é difícil. Existem milhares de tutoriais espalhados pela Internet. Se você preferir uma coisa mais organizada, pode fazer um curso sobre blogs e se tornar mais profissional.

Após a definição e implementação da plataforma, é hora de passarmos para a próxima etapa, que é a de definição de formas de monetização para ganhar dinheiro com um blog.

2 – Quais são as fontes de receita de um blog?

Existem basicamente duas maneiras de se ganhar dinheiro com um blog. A primeira é através da venda de espaços publicitários e a segunda é vendendo algum tipo de produto no seu site, seja ele físico ou infoprodutos.

Em ambos os casos, é fundamental que o seu blog possua bastante acessos e para isso você precisa ter um conteúdo interessante e criativo.

Foque em um determinado assunto e crie um conteúdo que realmente interesse e ajude as pessoas. Esse é o caminho mais fácil para monetização de sites.

Esqueça a história de sair por ai copiando um monte de artigos já publicados na Internet, pois não funciona. Desenvolva seu próprio conteúdo e divulgue seu blog. Se você quer saber como ganhar dinheiro na Internet, a primeira dica é: Trabalhe duro e muito!

Formas de ganhar dinheiro com um blog

3 – Como conseguir anunciantes para o seu blog

Outra pergunta muito comum é como ganhar dinheiro com anúncios em um blog. Embora muita gente ache que esta é a parte mais difícil, acredite, é a parte mais simples da coisa toda, por mais incrível que isso possa parecer.

Seus primeiros anunciantes virão do que chamamos de Programas de Afiliados, sistemas que pagam para que você exiba anúncios em seu blog ou site de conteúdo. O sistema funciona da seguinte forma.

Você se inscreve em um desses programas e a empresa irá lhe passar um código que você irá inserir no seu blog para que os anúncios dessa empresa sejam exibidos no blog.

A sua remuneração vem dos clique que são dados nesses anúncios ou das vendas que tem origem nas pessoas que clicaram nesses anúncios, dependendo do tipo de Programa de Afiliados.

Para saber mais detalhes sobre esse tipo de sistema de publicidade sugerimos que você leia o nosso artigo Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados.

4 – Como ganhar dinheiro com um blog recém lançado?

O primeiro cliente de um blog novo é o próprio Google! Exatamente, na maioria das vezes o primeiro anunciante de um blog novo é o Google através do programa Google Adsense.

A coisa funciona da seguinte forma. Primeiro você abre uma conta no Adsense e configura seus anúncio. Depois, você pega o código e cola nas áreas onde você pretende publicar os anúncios. Para saber mais, leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com AdSense.

Cada vez que um desses anúncios é clicado, o anunciante paga um determinado valor ao Google e ele repassa um percentual desse valor para o blogueiro.

O dinheiro que você ganha com a exibição dos anúncios fica depositado em uma conta no Google que periodicamente repassa esse dinheiro aos blogueiros. Simples assim.

5 – Os anunciantes que pagam por vendas geradas no seu blog

Existe um segundo grupo de anunciantes que certamente vai interessar a quem quer saber como ganhar dinheiro com um blog. São os anunciantes que pagam pelas vendas que tiveram como origem o seu blog.

Os programas de afiliados que pagam uma comissão por venda são cada vez mais comuns no Brasil e por isso você contará com um bom leque de opções.

Para começar, o programa de afiliados da Awin pode lhe oferecer uma série de anúncios para rentabilizar o seu blog. Essa é uma opção bem interessante para quem quer ganhar dinheiro com um blog de moda.

Como ganhar dinheiro com anúncios em um blog

6 – Ganhe dinheiro com seu blog vendendo infoprodutos

Essa é uma outra forma de ganhar dinheiro com blog. Ao se tornar uma referência em sua área você pode desenvolver e-books e até mesmo cursos para vender online.

Isso mesmo, se você quer saber o que vender na Internet, ai está a resposta; seu conhecimento em um assunto.

Com a falta de tempo hoje em dia e a necessidade cada vez maior de especialização para se conseguir um lugar no mercado de trabalho ou até mesmo no mundo empreendedor, as pessoas estão ávidas por manuais e treinamentos que as ajudem neste sentido.

É aí que surge a oportunidade de ganhar dinheiro com os infoprodutos. Se você oferecer treinamentos sérios para o seu público, terá aí uma ótima fonte de receita.

7 – Venda de publicidade diretamente pelo seu blog

Quando o seu blog ganhar um volume considerável de visitas e se tornar uma referência no segmento, ai sim é hora de você começar a comercializar seus espaços publicitários diretamente.

Essa é outra maneira de como ganhar dinheiro com um blog, e uma das mais lucrativas por sinal. Muitas blogueiras de sucesso tem nessa fonte a maior receita dos seus blogs.

As empresas estão em busca de sites que falam de um determinado assunto ligado a seus produtos e serviços e os blogs são vistos como uma ótima opção nesses casos.

Se o seu blog se tornar realmente interessante, as próprias empresas irão lhe procurar e ai você mesmo administra essa contratação.

Essa é uma forma de se ganhar dinheiro criando um blog que fica cada vez mais atraente no Brasil, principalmente para blogs em nichos bem definidos.

Formas para ganhar dinheiro com um blog

8 – Ganhe dinheiro com publieditoriais

Outra dica para quem está em busca de saber como ganhar dinheiro com um blog, é monetizá-lo através da publicação do que chamamos de Publieditoriais, matérias enviadas por empresas para gerarem exposição da marca na Internet.

Em termos de marketing digital, uma das primeiras etapas para a divulgação de uma empresa na Internet é justamente a exposição, afinal de contas quem não é visto não é notado, você não concorda?

Os publieditoriais são matérias produzidas pelas empresas e distribuídas em blogs e sites de conteúdo especializados, para gerar exposição da marca ou então para gerar tráfego para o seu próprio site. Estas matérias são pagas e são uma boa alternativa para ganhar dinheiro com um blog.

9 – Ganhe dinheiro com as redes sociais do seu blog

A pergunta original era como ganhar dinheiro com um blog, mas agora vamos um pouco além disso. E seu te disser que é possível também ganhar dinheiro com as redes sociais do seu blog ou site de conteúdo especializado.

Para divulgar o seu blog de maneira eficiente, você precisará usar as redes sociais e ter muitos seguidores nelas. Você pode comercializar, além de espaços publicitários no blog, postagens em suas redes sociais.

10 – Dedicação é fundamental para ganhar dinheiro de verdade com um blog

Não há como ganhar dinheiro com um blog sem dedicação e muito trabalho, pois na verdade você estará entrando em um segmento cada vez mais competitivo e por isso, só os melhores conseguem se destacar, como em qualquer outra área.

Achar que a vida de blogueiro é fácil é uma visão completamente distorcida desse tipo de negócio. Um blogueiro profissional é polivalente e multidisciplinar.

Além da parte editorial, ele precisa também cuidar da questão de otimização para ferramentas de busca – SEO, redes sociais como o Facebook e Instagram e outras formas de divulgação online.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com um blog, o que acha de colocar a mão na massa e começar a faturar o quanto antes? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como ganhar dinheiro com um blog
5 (100%) 16 votes

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho muitas dificuldades pra conseguir entender como funciona essa coisa de ganhar dinheiro com um blog, mas acredito que com essas dicas eu vou melhorar aos poucos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here