Como abrir uma loja de suplementos

Se você que saber como abrir uma loja de suplementos, neste artigo encontrará um roteiro completo para lhe ajudar neste desafio.

Devido ao crescimento nos cuidados com o corpo, o mercado fitness tem ganhado espaço e se alavancando dia após dias, e saber sobre como montar uma loja de suplementos pode ser o seu diferencial para entrar de cabeça neste empreendimento.

Montar uma loja de suplementos parece ser uma tarefa bem simples, mas cada pequeno detalhe se torna importante para iniciar um negócio.

Aproveitar o gancho das novas tendências de preocupação com a estética e estruturar um estabelecimento nas condições ideais pode fazer o seu empreendimento decolar.

A suplementação é uma prática legal e indicada por médicos, seja para fins estéticos ou não, até porque uma ajuda para alcançar determinado objetivo é sempre bom, desde que não seja algo prejudicial.

O principal é estar consciente que a indicação de qualquer tipo de suplementação deve ser mediante a atividades físicas, normalmente indicado academia, mas pode variar caso a caso.

Ainda existe também a suplementação alimentar. Ela consiste em alimentos preparados com compostos para certos objetivos a fim de auxiliar o corpo a metabolizar os nutrientes, além de serem aprovados pela ANVISA e o Conselho Nacional de Saúde.

Entenda o mercado antes de montar uma loja de suplementos

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – ABENUTRI, só o setor de Sport Nutrition, faturou em 2018 a quantia de R$ 2,24 bilhões, apresentando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, e a expectativa é que em 2019 esse crescimento seja de 15%.

São bons dados para se analisar ao montar uma loja de suplementos, ainda mais se você fizer um bom planejamento, pois é um mercado que ano após ano tem se mostrado bastante lucrativo.

Saiba como abrir uma loja de suplementos

Ter uma loja de suplementos é a mesma concepção de qualquer outro estabelecimento, e por conta disso será necessário o devido registro na Receita Federal, Prefeitura e Junta Comercial. Se você quer mais informações sobre a abertura de uma empresa, clique aqui.

E como vai se tratar da comercialização de produtos para consumo humano, é imprescindível ter o selo da Vigilância Sanitária e um selo da Prefeitura para a venda dos mesmos.

Os gastos com esse procedimento devem girar em torno de R$ 1 mil, além dos gastos com o escritório de contabilidade, que fará todo o processo de abertura.

Assim como a abertura de firma é de suma importância na hora de montar sua loja de suplementos, uma vez que na compra as empresas contam com facilidades de pagamentos e descontos, enquanto na venda, podem optar pelos cartões de crédito, meio mais utilizado atualmente pelos clientes.

1 – Espaço físico da loja de suplementos

Na hora de montar uma loja de suplementos é importante se atentar na exposição. Eles vão seguir o mesmo modelo de um supermercado, então serão necessárias prateleiras firmes para organizar os produtos, uma vez que eles são apresentados em unidades, sacos ou potes.

Ao se tratar de um estabelecimento de suplementação alimentar, é importante ter um ambiente seco, arejado e protegidos do sol para não comprometer a integridade do material e do produto.

O tamanho da loja vai depender do quanto se deseja investir, mas se imaginarmos uma loja com uma variedade de mais de duzentos produtos, é possível estimar um investimento inicial acima de R$ 20 mil, com um gasto administrativo e com pessoal de R$ 10 mil.

É importante ressaltar que as negociações de prazos com os fornecedores vai ser algo trabalhado com o tempo, então no início todos os processos serão à vista.

2 – Localização da sua loja de suplementos

Um ponto importantíssimo para quem está em busca de saber como abrir uma loja de suplementos, diz respeito à localização.

Existem pontos bem estratégicos para instalar o seu estabelecimento, como shopping, próximo de academias, faculdades e bancas de revista.

Porque no shopping você tem um grande fluxo de clientes, enquanto na academia você irá atrair as pessoas exatamente no local que fazem uso da suplementação.

As faculdades e universidades são interessantes porque geralmente esse tipo de público frequenta academias, enquanto as bancas de revistas trazem informações sobre o mundo fitness e geram o interesse na busca pelos suplementos.

3 – Público-alvo

Entender o público-alvo de uma loja de suplementos é bastante simples. São pessoas que frequentam academias de ginástica e musculação ou praticam atividades frequentes. Tem idade de 15 a 40 anos e buscam perda de peso ou hipertrofia, sem muito mistério.

4 – Principais produtos de uma loja de suplementos

As tendências também afetam as lojas de suplementos e saber como abrir uma loja de suplementos inclui acompanhar estas tendências.

Assim como vão existir os produtos que sempre vendem bem como wheys, albuminas, complexos vitamínicos, termogênicos, barras de cereal, energéticos e afins, há produtos que surgem, ganham força na mídia e geral um grande fluxo de capital.

A exemplo da ração humana, que ao se descobrir tornou-se algo de extrema importância ter nas lojas. Busque também por suplementos importados, pois estes vão atender o público que gosta desses produtos.

Para ficar antenado nas novidades é interessante seguir mídias que trazem essas informações com constância, por exemplo a revista Fitness e revista Boa Forma, que apresenta as novidades do mercado, marcas e preços.

5 – O layout da loja

Vimos anteriormente que o seu público se preocupa com a estética e a aparência e possuem um poder aquisitivo maior. Sendo assim, você precisa apresentar uma loja que chame essas pessoas, que são exigentes e buscam um local organizado e climatizado.

As formas atingir essas pessoas são com uma boa apresentação dos produtos, prateleiras e móveis planejados e funcionais, ar-condicionado para garantir um ambiente climatizado, decoração e iluminação, além de expor os produtos de forma lógica para facilitar a escolha dos seus clientes.

6 – Equipe de vendas

Outro ponto importante para quem deseja saber como abrir uma loja de suplementos diz respeito à formação da equipe de vendas.

Na hora de montar a loja de suplementos é bem provável que inicialmente você tenha apenas um funcionário. Entretanto ele e você devem saber dos produtos, e isso vai facilitar muito no momento da venda.

Em sua grande maioria os clientes já buscam um produto específico e seguem direto nele, mas em alguns casos eles podem pedir dicas e será importante saber opinar e fazer uma boa indicação.

Enquanto isso, existe sempre aquela parcela que está começando ou não está satisfeito com o suplemento que está tomando e busca no vendedor uma opção que possa trazer maiores resultados. Para isso é interessante investir em cursos para aprender sobre os produtos.

7 – Dica de vendas

Na hora de abrir a sua loja de suplementos é interessante comprar poucas unidades e observar a procura pelos produtos e saída dos mesmos.

No mercado de suplementos existe a vantagem de comprar muitas unidades e ter descontos, mas às vezes vale mais a pena pagar um pouco mais, mas com certeza de venda.

Inicialmente é interessante anotar a procura por determinados produtos e posteriormente verificar a viabilidade de os adquirir para a loja, enquanto é importante sempre anotar o telefone dos clientes para ligar ou mandar mensagem informando das novidades.

Procure por produtos com data de validade longa, pois podem ficar mais tempo no estoque sem gerar prejuízos, assim como não vá na conversa de que determinado produto é campeão de vendas de outro Estado. O ideal é montar a sua própria lista de produtos, com as demandas que você possui.

Uma outra dica para quem quer saber como montar uma loja de suplementos é abrir uma loja virtual, para complementar as vendas da loja física e conquistar novos mercados. Comprar suplementos, em alguns lugares do Brasil ainda é muito difícil.

Para ter sucesso neste modelo de negócio é fundamental investir pesado em marketing digital, pois você vai precisar enfrentar grandes lojas online já estabelecidas.

Outra opção para quem quer saber como abrir uma loja de suplementos é a de franquia. O setor de franquias de saúde e bem-estar é um dos que mais cresce no Brasil e existe diversas opções de franquias de suplementos, como a SNC e Brasil Nutri Shop.

Agora que você já tem as principais dicas de como abrir uma loja de suplementos, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia com esta e outras ideias de negócios, assinando o nosso Boletim Informativo.

 

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