Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Nosso assunto de hoje é como abrir um negócio com pouco dinheiro, uma pergunta que está na cabeça de muitos brasileiros que buscam por sua independência financeira.

Sabemos que muitas pessoas encontram na falta de capital seu principal obstáculo para empreender, e por vezes desistem de boas ideias por acharem que este obstáculo é intransponível.

É claro que ter dinheiro para montar um negócio é fundamental, mas ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim montar um negócio com pouco dinheiro.

Neste artigo, vamos discutir essa opção, mostrando alguns caminhos a seguir, e também algumas armadilhas que devem ser evitadas nesta jornada.

Em nosso roteiro sobre como abrir uma empresa com pouco dinheiro vamos cobrir tópicos como:

  • A importância do planejamento como forma de economizar
  • Determinação do tamanho que o seu negócio pode ter
  • Fuja dos bancos como o diabo foge da cruz
  • Conhecimento prévio do público que você deseja atingir
  • A opção pelos nichos de mercado
  • A escolha certa dos fornecedores

Você verá que a grande pergunta não é exatamente como montar um negócio com pouco dinheiro, mas sim quais os caminhos a serem seguidos ou evitados para conseguir atingir o seu objetivo.

O passo a passo de como abrir um negócio com pouco dinheiro

Vejamos então quais são as principais dicas para quem deseja montar um negócio e não tem muito dinheiro para investir inicialmente. Você verá que as coisas podem ficar bem mais fáceis do que você imagina.

1 – Planeje detalhadamente o seu negócio

A primeira dica para quem deseja saber como montar um negócio com pouco dinheiro é planejar detalhadamente todos os aspectos da empreitada, não importa o tamanho. De um simples carrinho de churrasco a uma pequena fábrica, tudo deve ser planejado minuciosamente.

Nós sabemos muito bem que o brasileiro não é muito chegado a essa história de planejamento, mas acredite, ele pode lhe poupar muito dinheiro (que você não tem) na hora de montar a sua empresa.

Faça um plano de negócio, por mais simples que o seja, mas faça. O segredo de todos os negócios de sucesso, em grande parte se deve a essa etapa crucial no processo de empreender.

2 – Reconheça o seu tamanho

Aquele ditado que fala para não dar um paço mais largo do que a perna pode dar, é extremamente válido em termos de empreendedorismo. Se você quer saber como abrir um negócio com pouco dinheiro, reconheça sua posição e modele o negócio aos seus recursos.

De nada adianta abrir um negócio grande, logo no início, se você não terá condições de mantê-lo a médio prazo. Muita gente quebra justamente por causa disso. Se você não tem muito capital para investir, comece pequeno para depois crescer.

Isso não é vergonha alguma, muito pelo contrário, é sinal de inteligência e acima de tudo maturidade. Eu pessoalmente detesto megalomaníacos. Geralmente seu destino empresarial é a fila da falência.

3 – Fuja dos bancos

Uma dica de ouro para quem deseja saber como abrir um negócio com pouco dinheiro é fugir dos bancos como o diabo foge da cruz! Começar um negócio endividado é a pior coisa do mundo. Portanto fica a dica: Fuja de empréstimos bancários.

Vale muito mais a pena você começar pequeno e ir crescendo com recursos próprios, do que tentar pegar o atalho de suprir a falta de capital inicial com empréstimos bancários. As taxas de juros praticadas no Brasil são extorsivas!

Tome também muito cuidado com formas alternativas de financiamento como o uso de cartão de crédito para bancar as despesas do negócio. Se sair de controle, você não consegue pagar nunca mais.

4 – A opção de buscar um sócio

Se você não tem todo o dinheiro para montar o negócio, uma das alternativas é buscar um sócio para a empreitada. Vocês poderão unir forças e recursos para montarem o negócio conforme gostariam.

Neste caso, nossa recomendação é escolher muito bem o sócio para o seu negócio, pois ele será parte integrante da empresa e por isso precisa estar perfeitamente alinhado com o que você planeja para o negócio. Veja algumas dicas em nosso artigo Como Encontrar o Sócio Ideal Para o Seu Negócio.

Como montar um negócio com pouco dinheiro

5 – Conheça muito bem o público que você deseja atingir

Outra boa dica para quem deseja saber como abrir um negócio com pouco dinheiro é estudar detalhadamente o público-alvo que você deseja atingir, pois é ele que na verdade dará o rumo do seu negócio.

Pesquise os hábitos e preferências do público, para não acabar investindo em produtos ou serviços que não terão grande aceitação. Como você está com a grana curta, a última coisa de que você precisa é encalhe, não concorda?

6 – Dê preferência aos mercados de nicho

A nossa segunda dica é dar sempre preferência aos mercados de nicho, ou seja, aqueles mercados específicos, sem muita concorrência, mas com um público praticamente cativo, fiel a marca ou produto.

Agindo dessa forma, você evitará a concorrência com outras empresas já estabelecidas, o que vai lhe poupar muito dinheiro. Quer montar uma carrocinha de cachorro quente? Já tem muita gente vendendo isso? Porque não montar então uma de cachorro quente vegetariano?

Com essa simples mudança de foco você irá fugir da concorrência e ainda por cima, oferecer um produto diferenciado, que poderá fidelizar o público vegetariano ou vegano. Repare que basta mudar um pouco o foco para criar um mercado praticamente novo.

7 – Crie um diferencial

Um desafio como abrir um negócio com pouco dinheiro exige ideias criativas, principalmente quando o objetivo é fugir da concorrência predatória que acaba reduzindo as suas margens de lucro e te joga em um verdadeiro inferno negocial.

Por isso, tente criar um diferencial para o seu negócio, para que ele possa se destacar da concorrência, algo que só você tenha e que acabe por tornar o seu produto ou serviço único. A falta de dinheiro não impede você de se diferenciar.

Por exemplo, um pipoqueiro em Curitiba passou a oferecer junto com o saquinho de pipoca, um envelope plástico com um guardanapo, palito de dentes e fio dental. O custo disso é muito pequeno, mas ele conseguiu criar um ótimo diferencial. Simples e engenhoso, não acha?

8 – Busque por bons fornecedores à exaustão

Outra dica de ouro é buscar pelos melhores fornecedores possíveis. Um dos segredos para se ganhar dinheiro não está na venda, como muita gente imagina. Está em saber comprar bem, para garantir uma boa margem de lucro.

Se você se deixar pela preguiça e ficar buscando os fornecedores mais cômodos, ou seja, aqueles mais perto do seu negócio, saiba que de uma forma ou de outra terá que pagar de alguma forma por esta comodidade.

Busque a fonte dos produtos, o fornecedor original e fuja dos intermediários e atravessadores. Quando você busca seus produtos o mais próximo possível da fonte, acaba incorporando o lucro dos intermediários ao SEU lucro. Nada mal, não concorda?

9 – Busque por capacitação na sua área

Seja qual for o tipo de negócio que você for montar, é fundamental que você busque por capacitação na área em que for atuar. Não caia na armadilha de achar que você já conhece tudo e não há mais nada a aprender.

Seja na área operacional do negócio, ou na área de gestão, a melhor coisa a fazer para garantir o sucesso do seu negócio é justamente buscar por capacitação em cursos especializados e instituições de apoio ao empreendedor como o Sebrae.

10 – Não desista dos seus sonhos

Não deixe que a falta de capital frustre os seus sonhos. Se você quer saber como abrir um negócio com pouco dinheiro, aqui mesmo em nosso site, temos algumas opções bem interessantes na nossa seção de Ideias de Negócios. Vale a pena visitar e se inspirar.

Se a sua dúvida era como abrir um negócio com pouco dinheiro, acreditamos que estas dicas irão ajudar bastante. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referentes a empreendedorismo, assinando a nossa Newsletter.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro
5 (100%) 18 voto[s]

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here